segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Loulé: PROPOSTAS GASTRONÓMICAS NO TRADICIONAL MERCADO



INGREDIENTES FRESCOS DÃO VIDA A NOVAS PROPOSTAS GASTRONÓMICAS NO TRADICIONAL MERCADO DE LOULÉ

No próximo dia 8 de Dezembro, Renato Costa lança o desafio ao Chef Luís Correia, que dirige a famosa cozinha do Lake Resort e os seus quatro restaurantes, com propostas diferentes. Luís Correia tem uma larga experiência em diversos países e tem dado um contributo precioso a diversas cozinhas prestigiadas. A sessão de sábado, no tradicional Mercado de Loulé, terá lugar a partir das 11:00.

Renato Costa e Luís Correia prometem combinar várias técnicas culinárias e alimentos locais de forma original. O alimento principal seleccionado no Mercado local por Renato Costa será o polvo e a sua preparação irá combinar produtos locais como a amêndoa ou os aromas de azeite de pimento e rúcula.

As curiosidades sucedem-se ao longo da sessão. Renato Costa fala com os seus convidados de honra, faz perguntas ao público, ouve os chefs, e não hesita em revelar parte das curiosidades que o público gosta de ouvir sobre a sua cozinha intemporal, os hábitos e gostos, a sua evolução ao longo do século XIX. Renato Costa recupera esse património em vias de extinção de forma criativa e original nas suas sessões. Por vezes, limita-se apenas a recuperar uma simples erva aromática local, a combiná-la com novos alimentos, de forma inesperada e rara. O resultado final é muito delicado nos seus novos aromas e sabores, com uma apresentação sempre muito apelativa e normalmente muito colorida.

Para além dos modos de confeccionar as receitas originais da cozinha intemporal, as sessões surpreendem também por tratarem temas importantes da história da alimentação local e do património gastronómico no século XIX (entre 1800 e 1910) à luz da filosofia da cozinha intemporal, ou simplesmente de conselhos culinários práticos sobre o modo de fazer um guisado ou de dourar os tentáculos do polvo em azeite. Pormenores como a temperatura certa do azeite ou o aproveitamento de marinadas depois de reduzidas e outros molhos com sabores mais aveludados e mais adequados à cozinha intemporal, são dois dos temas que Renato Costa propõe conversar com o público presente.

Para quem gosta de culinária, esta é uma excelente proposta para o próximo feriado de dia 8 de Dezembro.

Nenhum comentário: