segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Albufeira: Concerto da Paz dia 20 de Dezembro!

CONCERTO DA PAZ COM GRUPO AUSTRÍACO “PHOTONES”

O Auditório Municipal de Albufeira, recebe dia 20 de Dezembro, Quinta-feira, pelas 21:30 o Concerto da Paz.

O Concerto da Paz com os “Photones” de Linz, grupo musical austríaco que tocam composições próprias numa mistura eclética e inovadora. Os instrumentistas utilizam o saxofone, o violoncelo, a guitarra, o alaúde e o contrabaixo para realizarem experiências sonoras fora do vulgar. O Concerto dos “Photones” traduz-se numa viagem musical que percorre diversos universos e estéticas compostos pela música minimalista, pelo jazz, pela música e pela World Music.

Um belo e surpreendente concerto de um dos projectos mais consistentes de Linz, cidade austríaca que em 2009 será capital Europeia da Cultura com a qual Albufeira irá assinar Protocolo de Geminação.

O Concerto da Paz nasce de uma parceria entre o Município de Albufeira, e o Consulado Austríaco do Algarve. Durante este evento, será ainda apresentada a Luz da Paz, chama que simboliza o espírito da solidariedade e fraternidade, valores que devem reger esta época natalícia.

O simbolismo da “Luz da Paz” está associado a Belém, lugar onde nasceu Jesus, e é uma maneira de enaltecer a paz no mundo. Esta tradição iniciou-se há cerca de 20 anos, quando a televisão austríaca teve a ideia de ir a Belém acender uma vela no lugar onde Jesus nasceu e trazer essa luz para o seu país. Este acto teve por finalidade permitir às pessoas que se deslocassem à estação de televisão acender aí as suas velas, levando para casa a luz de Jesus durante a época do Natal. De início, a Luz era apenas levada para a Áustria, mas mais tarde foi decidido espalhar esta iniciativa para outros países e agora a Luz da Paz é entregue anualmente a 30 países. Segundo a tradição austríaca, todos os anos uma criança, entre os 10 e os 12 anos, que tenha feito algo de excepcional é seleccionada para ir buscar a Luz da Paz a Israel.

A Luz que exprime a pacificação entre os indivíduos foi, pela primeira vez, formalmente entregue à cidade de Albufeira numa cerimónia que decorreu, no dia 22 de Dezembro de 2005, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No nosso país o Município de Albufeira foi o Concelho escolhido para, uma vez mais, acolher esta iniciativa nesta quadra festiva, num acto de defesa intransigente da paz e de todos os pressupostos que lhe estão associados.

A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: