quinta-feira, 4 de outubro de 2007

“V CICLO PEREGRINAÇÃO ALGARVE – FÁTIMA”




“V Ciclo Peregrinação

Algarve (Albufeira) - Fátima"

Albufeira, dia 9 de Outubro, pelas 11:00


5.ª Edição da Ciclo Peregrinação Algarve-Fátima, a decorrer de 9 a 13 de Outubro, vai contar uma vez mais com o apoio da CM de Albufeira.

Ontem, teve lugar uma Conferência de Imprensa sobre este evento, na qual o presidente da CM de Albufeira, Desidério Silva, referiu que esta peregrinação em bicicleta deveria ser intitulada de “ Albufeira – Fátima e não Algarve – Fátima, visto partir de Albufeira”. A Câmara Municipal associa-se a esta iniciativa da sociedade civil e espera que o evento alcance o êxito esperado.

Por sua vez, o vice-presidente da autarquia, José Carlos Rolo, realçou o excelente trabalho da organização, dos participantes e atletas, que com a sua preserverança e verdadeiro espírito de sacrifício pedalam durante quatro dias, até chegar a Fátima. A V Ciclo Peregrinação Algarve – Fátima, “tem a sua 3ª partida, em cinco anos, na cidade de Albufeira, pelo que, este evento começa quase a ser um clássico e ainda bem que a autarquia se associa a esta iniciativa, pois o nome de Albufeira irá estar na estrada”, salientou.
João Espada, elemento da organização, começou por agradecer todo o apoio que a Câmara Municipal de Albufeira sempre concedeu a esta iniciativa. Informou que o Santuário de Fátima atribuiu a missa oficial, a Eucaristia Votica de Nossa Senhora de Fátima, aos cicloperegrinos algarvios e que a mesma se irá realizar pelas 12:30. Para João Espada é motivo de grande honra para o Algarve e para a Associação de Ciclismo do Algarve.
Esta V Ciclo Peregrinação conta com a participação de 175 “cicloperegrinos”, com idades compreendidas entre os 18 e os 69 anos. Este ano, a V edição da Ciclo Peregrinação conta com a especial participação do Padre Valério. No final de cada etapa, e ainda antes do merecido descanso, João Espada lembra que haverá sempre a recitação do terço e eucaristia nos 4 dias do evento. Segundo João Espada, este momento serve para que todos os participantes se aproximem mais da fé.
No que concerne à segurança, a Associação de Ciclismo do Algarve (ACA) empenhou-se para que esta Ciclo Peregrinação decorra da melhor forma possível. No entanto, só com o apoio dos participantes se conseguirá esse feito, daí a organização apelar para que as indicações contidas do guião sejam rigorosamente seguidas. O regresso será feito através de autocarros que a CM de Albufeira disponibilizou para o transporte dos Ciclo Peregrinos.
Bernardino Caliço, presidente-adjunto da ACA, confirmou algumas dificuldades na organização do evento, uma vez que os participantes vão sendo mais de ano para ano, o que acarreta problemas logísticos, dado que alguns pontos de paragem não têm sítio para pernoitar. Este ano, o percurso da V Ciclo Peregrinação não passará em Évora mas sim em Montemor-o-Novo, o que fará diminuir a distância de 147km para 124km. Outra novidade vai para a Liberty Seguros que manifestou interesse em patrocinar este evento.
O percurso é composto por 4 etapas. A 1ª etapa de 90km, tem início no dia 9 de Outubro e parte de Albufeira às 11h00 com destino a Castro Verde. No dia seguinte a 2ª etapa com 124km, sai de Castro Verde pelas 08h00 com destino a Montemor-o-Novo. No dia 11 de Outubro às 09:00, o pelotão fará 125km de Montemor-o-Novo até Alpiarça. Na última etapa da prova, dia 12 de Outubro, os cicloperegrinos pedalam 70km de Alpiarça até Fátima, estando prevista a sua chegada às 12:00.




Nenhum comentário: