segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SESSÃO DE COZINHA AO VIVO NO MERCADO DE LOULÉ






TRADIÇÃO INSPIROU RECEITA APRESENTADA POR CHAKALL NA PRIMEIRA SESSÃO DE COZINHA AO VIVO NO MERCADO DE LOULÉ














Num evento inédito em todo o Pais, o Mercado Municipal de Loulé recebeu, no passado dia 6 de Outubro, sábado, a primeira sessão de cozinha ao vivo, proposta pelo gastrónomo Renato Costa, e com a participação especial do conhecido chef Chakall.
“Nove meses depois da reabilitação do Mercado Municipal de Loulé, estamos aqui a apresentar uma iniciativa que actualmente em Portugal não é feita – cozinha ao vivo. É o projecto do ano, que vai durar até Junho de 2008, altura em que este edifício comemora 100 anos”, referiu Joaquim Guerreiro, da Câmara Municipal, um dos promotores do evento.
Nesta primeira criação apresentada ao público louletano e aos muitos turistas que se encontram no mercado aos sábados de manhã, a proposta foi “Galinha salteada em azeite com figos, com puré de batata”. Na base desta receita está um prato típico da cozinha de Loulé, que se insere num período temporal entre 1800 e 1910, mas que ganhou aqui um toque moderno pelas mãos de um dos mais conceituados chefs da actualidade.
O público teve a oportunidade de acompanhar todos os passos da receita, ao mesmo tempo que Renato Costa e Chakall davam algumas dicas de cozinha e falavam um pouco de curiosidades da história da gastronomia algarvia e louletana.
No final, o resultado foi um prato contemporâneo, mas que manteve a base tradicional, e que poderá ser apreciado ao longo desta semana em três restaurantes da cidade: “A Moagem”, “Bica Velha” e “Monte da Eira”.
Os presentes puderam levar consigo um postal com a totalidade da receita e que servirá também para quem assim o entender, enviar a um amigo no estrangeiro, como forma de divulgar além-fronteiras a cozinha local vista de uma forma contemporânea.
Refira-se que esta iniciativa prossegue dentro de quinze dias, a 20 de Outubro, com participação do chef João Rodrigues, dos Hotéis Tivoli, que irá criar mais um prato moderno, inspirado na tradição da cozinha do Concelho de Loulé: “Perdiz cerejada à moda de Loulé com migas de grelos e suco de medronho”.

Nenhum comentário: