terça-feira, 9 de outubro de 2007

Morreu João Coito, antigo presidente do SJ


O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do seu antigo presidente João Coito, de 80 anos, ocorrido na madrugada de hoje, 9 de Outubro, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de cancro.

Nascido a 26 de Janeiro de 1927 na Guarda, João Coito iniciou a sua carreira jornalística no jornal “Novidades”, em 1947, passando, em Março de 1953, para a equipa do “Diário de Notícias”, onde foi nomeado para o cargo de Chefe de Redacção em 1963, funções que manteve até 22 de Julho de 1974. Foi também comentador de actualidades na RTP.
Em 1976, entrou no jornal “O Dia”, também como chefe de redacção, sendo depois designado director, mantendo-se neste posto até à sua aposentação, em 1993.
No entanto, João Coito manteve-se realmente activo no Jornalismo, designadamente através da assinatura de uma coluna regular no semanário “O Diabo”. A sua última crónica foi publicada a 24 de Julho deste ano.
Jornalista interessado na vida da classe e das suas organizações, João Coito foi presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas no biénio 1958-59, permanecendo como associado até ao fim da sua vida.
Foi ainda presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa da Imprensa.
Contactado com frequência pelo SJ, mesmo já após a reforma, manteve com os seus dirigentes e funcionários relações de camaradagem e cordialidade exemplares, tendo participado, a convite da Direcção, em acções como a homenagem nacional e o almoço de despedida de Dona Wanda.
Sobre esta iniciativa, em 1993, na qual participaram os anteriores presidentes do SJ, João Coito escreveu uma tocante crónica que o SJ guarda na secção Memória deste sítio .
O corpo de João Coito encontra-se em câmara ardente na igreja de Sta. Joana a Princesa (acesso pela Av. dos EUA), em Lisboa, onde se realiza amanhã, dia 10, às 15.30 horas uma missa de corpo presente. O funeral segue para o cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado às17.30 horas.
A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão e antigo presidente do Sindicato agora desaparecido.
algarvepressNEWS associa-se aos votos de pesar pelo desaparecimento do camarada de profissão.

Nenhum comentário: