quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Faleceu Raul Durão





O jornalista Raul Durão, de 65 anos feitos no passado dia 9 de Setembro, morreu na madrugada de ontem, em Lisboa, vítima de cancro.


Esteve ligado à estação pública durante 31 anos, tendo-se reformado em 2003, apesar de ter colaborado, pontualmente, depois dessa data com a RTP e com a RTP África.
Casado com a ex-manequim e produtora de moda Fernanda Branco e pai de três filhos, dois do primeiro casamento e Tomás do actual, gostava de passar férias no Algarve e de ir ao ginásio para "se manter em forma". Na sua preenchida carreira profissional, há um momento que marca: Durão foi o jornalista que deu a notícia da morte de Sá Carneiro, a 4 de Dezembro de 1980, quando o Cessna em que seguia para o Porto, na companhia de, entre outros, Adelino Amaro da Costa, se despenhou em Camarate.
Em 1971, Raul Durão entrou para a RTP através de um concurso para aquisição de locutores e apresentadores juntamente com Ana Zanatti, Maria Elisa, Fernanda Andrade, Eládio Clímaco e Fernando Balsinha. Para a actriz, o colega de trabalho "era um homem correcto" e um "profissional que sabia respeitar toda a gente".
Iniciou a sua carreira no jornalismo apresentando o Telejornal, na RTP1, cuja equipa chegou a coordenar e a chefiar. "Foi uma fase que me deu muito prazer", disse Raul Durão numa entrevista que deu, em 2000, à revista Nova Gente. Nessa altura chegou a comentar que a sua imagem como jornalista estava "um pouco esquecida, não tanto por culpa própria, mas por opção de quem dirige a RTP".
Era conhecido pelos seus ex-colegas e amigos como um homem sedutor e afável, como salienta o apresentador Júlio Isidro. "Nunca fizemos um programa juntos, mas fomos convidados um do outro, e era um homem, como todos os profissionais da nossa geração, polivalente. Como eu gosto de dizer, um clínico geral"."Foi uma pena ter-se reformado tão cedo, porque a televisão precisa de alguns profissionais de cabelo grisalho", adiantou ainda Júlio Isidro ao DN.
Raul Durão trabalhou inicialmente como locutor de rádio, na extinta Emissora Nacional, e na RTP apresentou vários noticiários, magazines, como foi o caso de Magazine Informativo, e espectáculos de variedades. Foi, também, o rosto de Bom Dia Portugal, de Ponto por Ponto ou Estrada Viva.
Foi na rádio que Jorge Gabriel trabalhou com Durão, no programa de rádio Musicomania, na Antena 1. "Na altura, perguntaram-lhe se não precisava de um colaborador e, ao contrário do que estavam à espera, ele respondeu que sim", comentou o apresentador da Praça da Alegria.
"A geração do Raul sente-se um pouco posta de parte. Quem tem mais de 40 anos sente que já está invalidado para a profissão", lamentou ainda Jorge Gabriel.

Nenhum comentário: