quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Em 4 de Outubro de 1957 foi lançado o primeiro satélite espacial.




Sputnik: Primeiro satélite foi lançado há 50 anos!




Em 4 de Outubro de 1957 foi lançado o primeiro satélite espacial.

Passados 50 anos do soviético Sputnik, e 38 anos depois da ida dos norte-americanos à Lua, o próximo grande objectivo da exploração espacial é uma viagem tripulada a Marte.

A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou em Junho um repto aos habitantes da Terra, desafiando-os a candidatem-se a uma missão simulada ao planeta vermelho. Após terminar o prazo das candidaturas, em Setembro, estavam contabilizados 5.610 aspirantes a astronautas, que ocuparão as seis vagas disponíveis.
Segundo a edição do Público desta quinta-feira, apesar de se tratar de uma simulação, o treino não será facilitado para os candidatos, que ficarão encerados 520 dias em 200 metros quadrados, onde só verão as caras uns dos outros e cada mensagem para o exterior demorará 20 minutos a chegar e vice-versa, como se estivessem, de facto, em Marte.
«Queremos ter um reflexo razoável de uma tripulação real», explica Marc Heppener, da ESA, acrescentando que «devem ser pessoas com qualificações médicas, algumas qualificações em engenharia e em ciência». A nave onde embarcarão, no fim de 2008 ou início de 2009, não passa de um conjunto de contentores, onde se instalará o laboratório médico e de investigação, a cozinha, a sala de ginástica e o compartimento da tripulação.
A estadia é paga e serão sempre filmados. Ao fim de 250 dias de «viagem», simularão a chegada ao solo marciano, num contentor que fará de veículo de descida, onde os pseudo-astronautas permanecerão no pseudo planeta vermelho. Contudo, na realidade, nunca descolarão do Instituto para Problemas Biomédicos, em Moscovo, parceiro da ESA nesta missão.
Em 2001, a ESA já tinha incluído nos seus planos uma missão tripulada a Marte daí a 30 anos, com passagem eventual pela Lua. Mas foi o anúncio, em 2004, do Presidente dos EUA, George W. Bush, que pôs as viagens a Marte na agenda mediática: até 2020, a poderosa NASA iria regressar com uma tripulação à Lua, onde estabeleceria uma base lunar em 2024, para avançar para Marte.

Nenhum comentário: