sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

PSP: "CARNAVAL EM SEGURANÇA 2008"

A Polícia de Segurança Pública vai desenvolver, a nível nacional, no período compreendido entre os dias 31 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2008, a Operação ” CARNAVAL EM SEGURANÇA 2008 .

O CARNAVAL, pelas tradições que implica, determina uma maior movimentação populacional, com especial destaque nos centros urbanos onde se realizem cortejos alegóricos, consequentemente, traduzida num maior fluxo de pessoas em zonas de diversão e em estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas, sobretudo nos que dispõem de espaço para dançar.

Tal situação, propicia um maior consumo de bebidas alcoólicas e a maior vulnerabilidade face a certos tipos de crimes, com especial destaque para os crimes contra a propriedade, designadamente os assaltos a pessoas (roubos e furtos simples), os furtos no interior de veículos e os crimes contra as pessoas, nomeadamente as ofensas corporais simples ou graves.

Tradicionalmente, as comemorações do Carnaval estão associadas ao uso de produtos pirotécnicos (vulgarmente conhecidos como “Bombinhas de Carnaval”), cuja venda ao público é proibida e com alguma frequência estão associados a acidentes com consequências graves.

Verifica-se também, nesta altura, uma maior movimentação rodoviária não só no interior das cidades, mas também de e para locais onde se realizem os tradicionais festejos de Carnaval, o que implica grandes fluxos de trânsito nas principais saídas e entradas dos centros urbanos.

Por tudo isto, a PSP vai durante este período reforçar a atitude proactiva e dissuasora tendo em vista a diminuição da criminalidade e sinistralidade na sua área de actuação, aumentando as condições e o sentimento de segurança, pelo que serão tomadas diversas medidas, das quais se destacam:

  • Maior número de agentes policiais na rua, para o policiamento auto e apeado, através da afectação de elementos afectos ao “Programa Escola Segura”; a partir do dia 31JAN08;
  • Empenhamento das equipas de Fiscalização do Departamento de Armas e Explosivos que incrementam a sua actividade de fiscalização junto dos estabelecimentos de fabrico e comércio de artigos pirotécnicos, no sentido de assegurar que não sejam colocados no mercado produtos de utilização proibida;
  • Reforço do policiamento através dos elementos do Corpo de Intervenção nos Comandos de Lisboa, Porto, Faro, Braga, Setúbal, Aveiro, Leiria e Santarém;
  • Empenhamento permanente de carros-patrulha, veículos de 2 rodas e binómios cinotécnicos nas principais zonas comerciais, turísticas e de diversão nocturna;
  • Realização de acções policiais dirigidas para as centrais de transportes públicos e zonas de diversão nocturna;
  • Aumento do controlo do trânsito automóvel, com vista a maior disciplina e segurança na circulação automóvel;
  • Maior vigilância nas zonas em que, habitualmente, se registam maiores índices de actos ilícitos/criminais;

Ainda como aspectos a salientar, indicamos os seguintes:

· Durante o período da operação, no âmbito da prevenção/dissuasão da sinistralidade rodoviária, os Comandos da PSP, terão nos Serviços de Trânsito equipamentos para se efectuarem testes de alcoolemia (qualitativos) a cidadãos que aí se desloquem e que o solicitem. Cada cidadão que efectue o teste, voluntária e gratuitamente, face ao valor registado, será informado se pode ou não conduzir e quais as consequências no caso do teste ser de valor superior ao legalmente permitido;

· A Polícia de Segurança Pública (PSP) realiza, em todo o dispositivo nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, em simultâneo a Operação “Escolas em Segurança no Carnaval”. Esta Operação conjuga uma vertente eminentemente preventiva e pedagógica, consubstanciada na execução de acções de sensibilização pela PSP em parceria com as escolas, com uma vertente fiscalizadora e dissuasora do cometimento de ilícitos criminais e contra ordenacionais relacionados com o comércio e manuseamento de produtos pirotécnicos e afins, bem como ilícitos criminais e infracções ao Código de Estrada, junto às áreas escolares.

· De forma a minimizar o uso indevido de produtos pirotécnicos ("bombinhas de Carnaval") e incrementar o sentimento de segurança nos estabelecimentos de ensino e áreas envolventes, durante este período, a PSP desenvolve igualmente junto dos diferentes actores da comunidade educativa acções de sensibilização necessárias à adopção por parte destes, de procedimentos preventivos, de auto-protecção, de forma a evitar comportamentos de risco (VER ANEXO 1).

Nesta época do ano, a PSP reforça a divulgação de alguns conselhos de auto-protecção:

- Não traga quantias elevadas na carteira e distribua o dinheiro por vários bolsos;

- Mantenha a carteira e outros bens junto a si;

- Não conte ostensivamente o dinheiro em público;

- Transporte só os documentos que são necessários;

- Não deixe objectos à vista no interior da sua viatura;

- Evite a exibição de jóias, dinheiro e outros bens, nomeadamente telemóveis;

- Não adquira, nem permita que os seus filhos adquiram produtos pirotécnicos proibidos.

Sempre que necessitar recorra à PSP através do número nacional de emergência 112

Para outros esclarecimentos adicionais contactar Subintendente Pedro Moura do Departamento de Operações da Direcção Nacional da PSP, através do telef. nº. 218111000 (Geral) 218111022 (Directo) ou Tlm 962012468.

Nenhum comentário: