sábado, 16 de fevereiro de 2008

Reino Unido: Iate de Saddam à venda...


Reino Unido: À venda iate de Saddam equipado com sistema antimísseis e plataforma para submarino!

O Ocean Breeze, um luxuoso iate que pertencia ao ditador iraquiano Saddam Hussein e que está equipado com um sistema antimísseis e uma plataforma para um submarino, foi posto à venda por mais de vinte milhões de euros.

A empresa de navegação Nigel Burgess, com sede em Londres, que põe à venda esta embarcação, não especifica o nome do proprietário ou o seu valor real.

Na sua página na internet, Burgess assinala que o Ocean Breeze, ancorado no Mediterrâneo, foi construído na Dinamarca em 1981, pode alcançar uma velocidade de dezoito nós e dispõe de camarotes para 28 convidados.

Todavia, o jornal The Independent revelou que este luxuoso iate, com torneiras de ouro, uma baixela para 200 comensais, salões com uma decoração sumptuosa e até uma sala de operações está ancorado em Nice e o seu preço atinge os 18 milhões de libras (cerca de 23,7 milhões de euros).

Conta além disso com uma mesquita, vidros anti-bala, várias piscinas e saunas.

Mas o que parece ser um mistério é a actual propriedade do Ocean Breeze, que está à venda através de uma duvidosa empresa das ilhas Caimão em nome de desconhecidos, salientou recentemente The Independent.

Aparentemente, a Justiça francesa impediu a venda do iate até ser estabelecida a sua propriedade depois de o governo iraquiano, que procura a fortuna escondida de Hussein, ter dito que o povo iraquiano é dono do Ocean Breeze.

Durante os últimos 18 anos, acrescentou The Independent, a embarcação esteve na posse das famílias reais saudita e jordana mas parece que é actualmente de uma companhia conhecida como Sudley Limited, con base em Georgetown (Grande Caimão).

Uma das curiosidades do iate é uma passagem secreta até uma plataforma de onde se pode lançar um submarino, para o caso de ser necessário retirar rapidamente o então ditador iraquiano Saddam Hussein.

Actualmente, 12 tripulantes gregos cuidam da sua manutenção.

Nenhum comentário: