terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

SJ condena agressão a Rui Santos!


SJ condena agressão a Rui Santos!

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia o ataque contra o jornalista Rui Santos, ocorrido na madrugada de 25 de Fevereiro, no parque de estacionamento da SIC, depois da apresentação do programa “Tempo Extra”, considerando-o um acto completamente inadmissível num Estado de Direito.

Em comunicado divulgado hoje, 26 de Fevereiro, o SJ sublinha que, a estar relacionado com a actividade jornalística do profissional em causa, o referido ataque “configura uma acção violenta de intimidação que não pode ser tolerada e cujas responsabilidades devem ser apuradas e punidas”.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado do SJ:

SJ repudia agressões a Rui Santos

1. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia as agressões de que foi vítima o jornalista Rui Santos, atacado por três indivíduos, na madrugada de segunda-feira, no parque de estacionamento da SIC, depois da apresentação do programa “Tempo Extra”.

2. Trata-se de um acto completamente inadmissível num Estado de Direito e que nem a mais exacerbada paixão (futebolística ou outra) justifica, representando, pelo contrário, um preocupante retrocesso na relação dos públicos com os profissionais de informação.

3. A estar relacionado com a actividade jornalística do profissional em causa, o ataque perpetrado configura uma acção violenta de intimidação que não pode ser tolerada e cujas responsabilidades devem ser apuradas e punidas.

4. Não há democracia sem a livre difusão de informações nem a expressão livre da opinião, tenha ela conteúdo político, desportivo, religioso ou outro qualquer.

5. O Sindicato dos Jornalistas renova o seu apelo ao desenvolvimento na sociedade portuguesa de uma cultura de tolerância, capaz de respeitar a livre expressão de comentários e opiniões, independentemente da sua origem ou do grau de discordância que possam suscitar. O SJ não pode ignorar que os comentários televisivos de Rui Santos se reportam exclusivamente ao mundo do futebol, pelo que apela aos adeptos desportivos que não se deixem condicionar pela paixão e reclama dos clubes – em particular dos seus dirigentes – a promoção de uma efectiva cultura de tolerância entre os seus membros e adeptos.

6. O Sindicato dos Jornalistas expressa pública solidariedade para com o jornalista Rui Santos e espera que a grave ofensa de que foi vítima não se repita nele nem em qualquer noutro profissional.

Lisboa, 26 de Fevereiro de 2008

A Direcção

Nenhum comentário: