segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mau tempo: Distrito de Lisboa com mais de mil ocorrências, 44 pessoas desalojadas e 72 evacuadas...


Mau tempo: Distrito de Lisboa com mais de mil ocorrências, 44 pessoas desalojadas e 72 evacuadas

O mau tempo provocou, até às 16:30, 1.360 ocorrências no distrito de Lisboa, obrigou a evacuar 72 pessoas e deixou desalojadas outras 44, segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os meios de protecção e socorro accionados envolvem 2.914 homens, 900 veículos, um helicóptero que está de prevenção no aeródromo de Tires, e três botes, além de um grupo de reforço do distrito de Leiria.

As chuvas intensas acompanhadas de vento forte já fizeram pelo menos uma vítima mortal, estando a ser procurada uma outra vítima, de sexo feminino, na sequência da queda de um carro na ribeira de Belas (Pendão).

Os bombeiros estão a ser apoiados nestas buscas por seis binómios (equipa homem-cão) da GNR.

A ANPC refere ainda a activação do Plano Municipal de Emergência de Loures às 12:25 e inundações em vias e túneis, mas salienta que a situação tende a normalizar em todo o distrito, tendo sido já iniciados trabalhos de limpeza nas zonas atingidas.

A Polícia Marítima conseguiu recuperar 250 garrafas de gás na foz do rio Trancão, oriundas de um depósito em Bucelas.

Retirado carro das águas do Jamor, corpo de mulher, cerca de 30 anos - Protecção Civil

O carro que caiu hoje ao Rio Jamor, em Belas, já foi retirado das águas, tendo sido encontrado o corpo de uma mulher no seu interior, disse fonte da Protecção Civil.

"Há uma vítima de sexo feminino, com cerca de 30 anos, e estava presa com o cinto de segurança", afirmou aos jornalistas o segundo comandante distrital da Protecção Civil, Diniz Jesus.

Após a remoção do carro, a grua rebentou um dos cabos eléctricos junto ao local, o que provocou várias faíscas e alarmou a população, que assiste aos trabalhos.

Alguns residentes na zona contaram à Lusa que seguiam duas pessoas dentro do veículo e que foi também encontrada no local uma cadeira de bebé.

"As indicações que tínhamos de populares que se encontravam na área é que seriam duas pessoas. Se havia mais alguém e não tinha cinto de segurança naturalmente foi arrastado pela corrente das águas", referiu o mesmo responsável da Protecção Civil.

"Vamos saber quem é a vítima e só depois de contactar os familiares é que vamos saber se havia uma criança ou não", acrescentou.

O carro, de cor bordeaux, ficou praticamente destruído e a marca irreconhecível.

Cerca de 10 bombeiros de Queluz e de Belas encontram-se no local, com quatro viaturas, uma ambulância e uma grua.

No local, estão ainda cerca de uma dezena de agentes da PSP e dezenas de pessoas que acorreram àquele sítio.

Nenhum comentário: