domingo, 24 de fevereiro de 2008

PCP saúda eleição de comunista para presidente do Chipre


Internacional:

PCP saúda eleição de comunista para presidente do Chipre!

O Partido Comunista Português (PCP) saudou hoje a eleição do novo presidente de Chipre, Demetris Christofias, do AKEL - Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre

Em comunicado, o PCP «congratula-se» com a eleição de Demetris Christofias, e transmite as «fraternais felicitações ao povo cipriota», pela vitória do candidato de esquerda.

O PCP acredita que com a eleição do novo presidente estão dados «os primeiros passos para a reunificação do Chipre», ideias defendidas pelo AKEL, o partido de Demetris Christofias.

O candidato comunista cipriota Demetris Christofias, defensor do reinício de negociações sobre a divisão do Chipre, cuja parte norte é ocupada pela Turquia desde 1974, venceu hoje as presidenciais, derrotando o seu rival conservador.

Líder do partido comunista Akel, Demetris Christofias, de 61 anos, obteve 53,36 por cento dos votos contra 46,64 por cento do antigo ministro conservador dos Negócios Estrangeiros Ioannis Kasoulides, 59 anos, segundo os resultados definitivos.

A taxa de participação nesta segunda volta das presidenciais foi de 90 por cento.

Nas ruas de Nicósia, os partidários de Christofias festejam a vitória do seu candidato com uma concentração em frente do quartel-general do partido comunista na capital.

Demetris Christofias é o sexto Presidente da antiga colónia britânica que alcançou a independência em 1960. Primeiro dirigente do partido comunista cipriota a candidatar-se a presidenciais, Christofias tornou-se o único chefe de Estado comunista entre os 27 países membros da União Europeia.

Nenhum comentário: