segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

“PRIMAVERA DE SABORES” em Loulé!


NOVE RESTAURANTES DE LOULÉ RECEBEM “PRIMAVERA DE SABORES”

Entre 14 de Março e 6 de Abril, a autarquia de Loulé leva a cabo a segunda edição do evento gastronómico “Primavera de Sabores”, que decorre em nove restaurantes da cidade de Loulé.

Com o intuito de mostrar a riqueza da gastronomia do Concelho, esta iniciativa vai dividir-se em três semanas temáticas, durante as quais os restaurantes aderentes irão apresentar propostas originais subordinadas aos temas: Sabores a Mar (de 14 a 23 de Março), Sabores Serranos (de 24 a 30 de Março) e Sabores do Mediterrâneo (de 31 de Março a 6 de Abril).

Assim, o restaurante “Calypso” vai apresentar delícias de cherne com aroma de poejo, miminhos de javali com cogumelos do campo e supremo de pato com licor.

Gambas em brandy, coelho em vinho tinto e zanzuela (caldeirada de marisco) são os pratos que o “Museu do Lagar” vai ter nas ementas no âmbito desta iniciativa.

“O Avenida” participa na “Primavera de Sabores” com vieiras fritas com coral em azeite extra virgem (entrada), tagliatella de salmão e frutos do mar (prato), tábua de enchidos da nossa serra (entrada), tiras de entrecosto de porco preto fritas, com migas a acompanhar (prato), mexilhões recheados com tomate e pimentos (entrada) e fritada de polvo com arroz de berbigão (prato).

A proposta de “A Moagem” é ensopado de peixe variado, perfumado com coentros, javali estufado em alecrim com batatinhas e couve lombardo em cama de grelos salteados em alho e migas de tomate e orégãos com peixe-diabo em molho de fígado e rábano.

A “Olé Pizza” participa com salada de camarão, pizza louletana e fettucini com molho de bacon e cogumelos.

Quem passar no restaurante “A Perdição” neste dias poderá saborear uma feijoada do mar, galinha com grão e moussaka de lentilhas.

Já no “Monte da Eira”, vai integrar o cardápio a cataplana de tamboril (prato), salada de camarão com molho de abacate (entrada), lombinhos de porco preto com figos e castanhas (prato), xerém de camarão (entrada), carpaccio de legumes (entrada) e ervilhas com ovos (prato).

A “Casa dos Arcos” traz o bacalhau no forno, arroz de tamboril, javali à Casa dos Arcos, galinha cerejada, cabrito à padeiro e carne de porco à alentejana.

Finalmente, um dos mais conceituados restaurantes portugueses – “Paixanito” – participa neste evento com uma açorda no pão com berbigão e camarão, secretos de porco preto com papas de milho e pastelinhos de nata com canela.

Tendo em conta que a gastronomia é uma das maiores riquezas do Concelho de Loulé, a “Primavera de Sabores” tem por objectivo dar a conhecer aos visitantes, e ao público em geral, a diversidade da oferta gastronómica do Concelho, numa perspectiva de valorização cultural e de promoção turística.

Por outro lado, pretende-se que este seja mais um motivo de interesse para que os turistas visitem Loulé, uma cidade cada vez mais procurada por estrangeiros mas também turistas nacionais, graças ao seu rico património histórico e aos muitos eventos que aqui se realizam.

Apesar desta iniciativa não ter uma componente de concurso, será sem dúvida uma oportunidade única para os apreciadores da boa gastronomia poderem saborear pratos diferentes dos que habitualmente fazem parte das ementas, e nos quais estão presentes os produtos tradicionais algarvios, desde o peixe fresco do litoral à carne e legumes da serra.

Nenhum comentário: