sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Albufeira recebeu 3.000 escuteiros...



ALBUFEIRA RECEBEU CERCA DE 3000 ESCUTEIROS DE TODO O PAÍS

No passado dia 23 de Fevereiro, sábado, comemorou-se em Albufeira o Dia de Baden Powell, no qual estiveram presentes cerca de 3000 escuteiros, vindos de todo o país.

Estas comemorações serviram também, para assinalar o 25.º aniversário do agrupamento 714 de escuteiros de Albufeira, no qual se recuou até ao ano de 284 da era Cristã, com toda a sua mística.

A primitiva povoação foi ocupada pelos Romanos que lhe deram o nome de Baltum. Introduziram uma organização administrativa centralizada e desenvolveram uma intensa actividade agrícola e comercial. Construíram aquedutos, estradas e pontes das quais ainda hoje existem vestígios.

Albufeira foi por um dia, a outrora Baltum, localidade onde a actividade agrícola era intensa e se cultivava o trigo a vinha. Naqueles tempos o arado de madeira era a ferramenta mais preciosa para ajudar ao seu cultivo. A pesca dominava a principal actividade das gentes de Baltum e por isso havia pequenas indústrias de salga de peixe e fabrico de uma conserva produzida à base de peixe salgado, moluscos e ervas, chamado garum. As trocas de produtos eram facilitadas pela existência de vias romanas que ligavam as várias localidades. O dia do grande encontro das Legiões e Centúrias romanas em Baltum era a XXIII de Februarius, dies Saturnidi (23 de Fevereiro, sábado).

O dia 23 de Fevereiro, dia de Baden Powell e Jamboree da Amizade em Baltum, foi revivido com o realismo próprio da época, todos os agrupamentos usaram símbolos romanos concebidos pelos próprios, e tiveram nos estandartes as cores de Albufeira, outrora Baltum.

Nenhum comentário: