segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

UAlg: Exposição de fotografia dos alunos do Curso de Design


Framing - Fotografias Contemporâneas

Exposição de fotografia dos alunos do Curso de Design de Comunicação da UAlg

No próximo dia 1 de Março vai ser inaugurada a exposição “Framing - Fotografias contemporâneas”, pelas 19:00, no Museu Municipal de Faro. A exposição exibirá uma selecção de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve, traduzindo diversas técnicas e temas explorados durante o ano de 2007/2008.

Os trabalhos desenvolvidos na Unidade Curricular de Fotografia, através da técnica digital, abordam o tema “As profissões”. Explorando diversas linguagens e expressões, as imagens enunciam poeticamente os aspectos mais marcantes dos diferentes ofícios retratados.

O tema “A Família” é abordado por meio de imagens argênticas, assumindo um carácter polissémico, explorando noções de profundidade de campo e velocidade de obturação. Numa abordagem experimental à técnica de ampliação em laboratório analógico, os personagens familiares desfilam perante a objectiva, materializando metáforas e conceitos idealizados para ilustrar o tema. Estes trabalhos estarão patentes na sala 10 do Museu Municipal de Faro até ao dia 31 de Março.

Na Capela do Museu Municipal de Faro, a abstracção e a narração do real de imagens projectadas tiram partido do aumento da disponibilização da técnica fotográfica digital, explorando esteticamente aspectos característicos das fotografias captadas com dispositivos móveis (telemóveis). O tema central é O pixel materializado através da luz e da cor.

Num trajecto que se propõe, técnica e tematicamente, do particular para o geral e abstracto, o visitante é levado a percorrer visualmente imagens de pessoas, rostos, emoções, espaços, objectos, luz e som.

Nenhum comentário: