segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Sérvia retira embaixador dos EUA!


Sérvia ordenada retirada imediata do seu embaixador em Washington

A Sérvia chamou o seu embaixador nos Estados Unidos em resposta ao reconhecimento por Washington da independência do Kosovo, anunciou hoje no Parlamento o primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunic.

"Esta decisão dos Estados Unidos não vai converter um falso Estado (do Kosovo) num verdadeiro", disse Kostunica no Parlamento.
"O governo ordenou a retirada imediata de Washington do embaixador", precisou.
Kostunica considerou que o reconhecimento norte-americano mostrava "a verdadeira face da América", sustentando que a declaração da independência do Kosovo era "unilateral, ilegal e imoral, levada a cabo sobre a protecção da força brutal dos Estados Unidos e NATO".

"A América violou a lei internacional em prol dos seus próprios interesses", disse.

Na semana passada, Belgrado votou o arrefecimento, mas não o corte das relações diplomáticas com todas as nações que reconhecessem a independência do Kosovo.

É provável que os embaixadores da Sérvia no Reino Unido, França, Alemanha, e outros países que aceitaram formalmente a independência da província separatista como um novo Estado sejam retirados nos próximos dias.

"A América e a União Europeia estão a roubar-nos o Kosovo, toda a gente percebe isso", disse Tomislav Nikolic, o chefe do ultra-nacionalista Partido Radical.

"A partir deste momento, vamos contar os dias até libertamos o Kosovo".

Nenhum comentário: