segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Loulé: A Barraca na III Mostra de Teatro


A BARRACA NO ARRANQUE DE “CENÁRIOS - III MOSTRA DE TEATRO DE LOULÉ”

A Barraca, considerada como uma das mais prestigiadas companhias nacionais de teatro, vai abrir a terceira edição de “CENÁRIOS – Mostra de Teatro de Loulé”, que a autarquia louletana leva a cabo durante o mês de Março e que se estende até ao início de Abril

Este grupo de teatro traz à cena, no próximo sábado, 1 de Março, pelas 21:30, no Cine-Teatro Louletano, a peça “Darwin e o Canto dos Pássaros Cegos”. Trata-se de um texto de Murilo Dias César, adaptado numa versão, dramaturgia e encenação de Hélder Costa. O elenco conta com Luís Thomar, Susana Costa e Sérgio Moura Afonso.

Durante este espectáculo, o público vai assistir ao aventuroso e difícil percurso do extraordinário cientista inventor da teoria da evolução das espécies. Durante a viagem no navio Beagle – 4 anos à roda do mundo - , examinando animais e pássaros, recolhendo plantas, cracas e fósseis, Darwin adquiriu as bases científicas essenciais para fundamentar a sua teoria. E foi durante essa viagem que assumiu o compromisso de lutar contra a escravidão depois de ter assistido a um negro cortar a sua própria língua; tinham-no cegado para cantar melhor como faziam com os canários… Esse crime traumatizou-o para sempre, e foi com o auxílio de Emma, sua mulher e companheira de investigação, que superou os medos e as hesitações de ordem religiosa que o afligiam. A aventura à roda do mundo, a barbárie da escravidão, Emma, o humor e a companheira, a alegria e a loucura da invenção, o sonho, o delírio, o medo, a glória, o sucesso Universal são alguns dos temas em foco.

Tendo por objectivo criar uma companhia para fazer teatro "popular sem ser populista e culto sem ser elitista", A Barraca foi fundada a 3 de Março de 1976 e o seu primeiro espectáculo, "A Cidade Dourada", estreou na Incrível Almadense. Mas a ideia original e que ainda se mantém durante três décadas é a itinerância, "levar o teatro onde as pessoas vão todos os dias, como fábricas, Casas do Povo, associações recreativas e onde não existem equipamentos culturais". Por isso, o nome escolhido foi "A Barraca" porque é algo que se monta e desmonta num instante, muda de sítio com facilidade, trilha os caminhos do mundo às costas dos artistas.

Sob direcção de Maria do Céu Guerra, esta companhia tem sido uma referência no teatro português, criando uma estética teatral muito própria. No seu percurso contou com nomes como Mário Viegas, Fernanda Alves, Mário Viegas, Luís Lello, Margarida Carpinteiro, Santos Manuel, Orlando Costa ou Paula Guedes. Zeca Afonso, Luís Cília, Fausto, José Jorge Letria e Vitorino colaboraram com o grupo na área da música.

O preço deste espectáculo é de 5 euros e os bilhetes podem ser adquiridos no Cine-teatro. Para quem quiser assistir ao pacote de 6 espectáculos integrados no “CENÁRIOS” e que decorrerem nesta casa de espectáculos, poderá adquirir um bilhete por 25 euros.

Nenhum comentário: