quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Portimão: Primeira Volta ao Mundo em Solitário / Duplas



Primeira Volta ao Mundo em Solitário / Duplas

http://portimaoglobaloceanrace.com/

“Portimão Global Ocean Race”

12 de Outubro de 2008 a Junho de 2009

Apresentação Oficial na Nauticampo

A “Portimão Global Ocean Race” – primeira Volta ao Mundo em Solitários / Duplas – para veleiros monocascos Open 40 e 50 pés, com largada a 12 de Outubro de 2008 em Portimão, foi apresentada oficialmente na Nauticampo, ontem, em Lisboa. Com chegada também em Portimão, prevista para Junho de 2009, a Regata “Portimão Global Ocean Race” é um Evento náutico inovador criado pelos conceituados Velejadores britânicos Josh Hall e Brian Hancock que tem a Autarquia de Portimão como Patrocinador Oficial. A Marina de Portimão e o Tivoli Arade (Hotel oficial do Evento) são os parceiros locais.

«...É uma marca bonita», assim se referiu Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão, à denominação atribuída à Regata da Volta ao Mundo, com largada e chegada naquela cidade algarvia. «...Somos filhos do mar. Nascemos a partir do rio Arade e do Oceano. Faz todo o sentido usar estes recursos e levar por diante uma estratégia que o município traçou há já algum tempo. Trata-se de uma visão de futuro para promover o município e a cidade de Portimão», declarou Manuel da Luz na conferência de imprensa de apresentação da Primeira Volta ao Mundo em Solitários / Duplas.

O autarca de Portimão mostrou ainda enorme confiança na rentabilização do investimento inicial na “Portimão Global Ocean Race”, afirmando que «...vale a pena o investimento significativo de 600 mil euros directos, pois é esperado um retorno de mais do dobro da verba investida». Para tal, Manuel da Luz conta com o apoio dos organizadores: «...Josh e Brian são nossos embaixadores e contamos com o seu profissionalismo e conhecimentos para promover a cidade».

Brian Hancock, responsável da prova, considerou “...Portimão a cidade indicada para receber a Regata” e disse acreditar num «...excelente evento com grandes participantes internacionais» com o desejo de que «...os barcos que largam de Portimão regressem todos». Hancock anunciou que “...18 embarcações já confirmaram a presença na largada em Portimão” e que entre elas existem duplas muito peculiares. “...Teremos uma tripulação constituída por mãe e filha e outra por marido e ex-mulher”, conta o Velejador que já cumpriu por três vezes a mítica Regata Volvo Ocean Race.

Por sua vez, Josh Hall, director técnico da Prova, destacou a «...oportunidade única de experimentar Vela de alta competição com uma inscrição de apenas 10 mil euros» que a “Portimão Global Ocean Race” concede aos Velejadores, contrariando valores astronómicos praticados em outras regatas. De qualquer forma, o britânico Josh Hall, que conta com três circum-navegações em solitário no seu currículo, espera «...uma regata muito competitiva e dinâmica, na qual os velejadores terão de enfrentar duras condições climatéricas, entre outras dificuldades, mas onde a vontade de ganhar será enorme».

Em representação da Marina de Portimão, parceiro local da Regata, Marina Correia salientou o prazer, satisfação e honra de receber o desafio e enalteceu a dimensão do evento: «...É com agrado que constatamos que uma parceria pública e privada que permite trazer um evento náutico mundial desta grandeza para Portimão»

A “Portimão Global Ocean Race” tem largada em Portimão, a 12 de Outubro de 2008, e será constituída por cinco etapas, que levarão a frota aos cinco continentes. As embarcações farão as seguintes escalas: Cidade do Cabo - África do Sul; Wellington - Nova Zelândia; Ilhabela - Brasil; e Charleston - Estados Unidos. A chegada será também em Portimão, estando prevista para Junho de 2009, após cerca de 30 mil milhas de navegação e nove meses de Oceanos.

Nenhum comentário: