terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Madeira - Jornal distribuido grátis a partir de amanhã!!

Madeira - Jornal da Madeira distribuído gratuitamente a partir de quarta-feira!

Após 76 anos de existência, o Jornal da Madeira passa a partir de quarta-feira a ser distribuído gratuitamente, alegando problemas financeiros.

Detido maioritariamente pelo Governo Regional - apenas um por cento do seu capital social está adstrito à Diocese do Funchal - o Jornal da Madeira passará a ter uma edição de 15 mil exemplares e será distribuído na Região mantendo, no entanto, uma variante de assinaturas no caso dos leitores quererem recebê-lo em casa.

Uma nota da Empresa Jornal da Madeira realça que o jornal, "enquanto meio de informação regional que desempenha um papel fundamental no garante da pluralidade da informação na Região e defesa dos seus valores", assumirá a partir do dia 02 de Janeiro a modalidade de meio de comunicação gratuito "tendo em vista um maior acesso do povo à informação".

O "Jornal da Madeira" - de que foi director o presidente do Governo Regional - Alberto João Jardim -, que é seu frequente articulista - recebe anualmente cerca de 4 milhões de euros do Orçamento Regional e tem um passivo acumulado de vários milhões de euros.

Para o director do "Diário Cidade" - o primeiro gratuito a surgir na Madeira (04 de Junho de 2007) - o Jornal da Madeira é um órgão de comunicação social que "agride as regras de mercado" ao receber apoios do erário público e ao estar, agora, gratuitamente à disposição, concorrendo em "deslealdade" com os outros órgãos de comunicação social.

"Do ponto de vista editorial - diz Edgar Aguiar - o Jornal da Madeira em nada vai mudar porque estará sempre ligado ao seu financiador, que é o sector público, ou seja, o Governo Regional".
"É um projecto político que distorce as regras de mercado e do jornalismo", adianta.

Edgar Aguiar acrescenta que os meios financeiros que estão ao dispor da Empresa Jornal da Madeira "são meios que agridem as regras de mercado - terá os anúncios como qualquer outro órgão de comunicação social mais o valor dos suprimentos dados pelo sócio, que é o Governo Regional, leia-se os nossos impostos".

"Não auguramos grandes sucessos - e isso não tem nada a ver com os seus profissionais - porque as bases de orientação decorrem da participação política", adianta.
"As regras do livre mercado estarão ofendidas a partir de 2 de Janeiro", vaticina o director do "Cidade".
"Não vamos alterar a nossa posição, vamos tentar melhorar e manter a independência do jornalismo e o respeito pelos outros órgãos de comunicação social", prognostica Edgar Aguiar.
O director executivo da Empresa Diário de Notícias, José Bettencourt da Câmara, escusa-se, "para já", a fazer qualquer comentário a esta nova situação do seu concorrente diário.

O Jornal da Madeira emprega cerca 120 funcionários, alguns dos quais serão chamados no decorrer deste ano a rescindir os seus contratos mediante indemnizações ao abrigo de uma política de saneamento financeiro.

Nenhum comentário: