sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Lisboa-Dakar 2008: DESILUSÃO geral!!


Lisboa-Dakar 2008: DESILUSÃO geral!!
Frenesim dá lugar a calma e decepção após anúncio de anulação da prova…
A euforia e a pressão que se vivia na zona de verificações técnicas do rali todo-o-terreno Lisboa-Dakar 2008, em Lisboa, deu hoje lugar ao desânimo e ao início da arrumação de material, devido ao anúncio de anulação da prova.

Em vez da habitual azáfama vivida em redor e na tenda onde eram verificadas as especificações das máquinas participantes na prova, apenas três horas depois do anúncio da organização de não ir para a frente com o rali o espaço já está a ficar vazio, com excepção de alguns membros de equipas e jornalistas que convivem calmamente num dos bares do recinto...

Na tenda das verificações, os mecânicos já começam a arrumar material e ao longo do Centro Cultural de Belém é possível ver membros da organização a transportarem material de um local para outro, já em passo calmo, a contrastar com o ambiente vivido nos últimos dois dias.

Apenas a zona dos patrocinadores em volta do parque fechado, de onde os concorrentes já começam a retirar os veículos que lá tinha ficado após concluírem as suas verificações, ainda tem algum movimento, mas de público, que aproveita os últimos momentos para ver de perto as máquinas e pilotos que iriam disputar o rali, mas que agora vão regressar aos países de origem.

Este é o caso de Ana Conceição, estudante de 18 anos, que, com um grupo de amigos, estava encostada à vedação do parque fechado a ver os carros em fila à espera de autorização e documentação necessária para abandonar o recinto.

"É uma pena não haver rali. Não estava nada à espera disso. Mas já que vim cá, agora estou a aproveitar para ver os carros que ainda aqui estão", afirmou, enquanto os amigos gritavam à passagem dos carros que deixavam o parque.

O mesmo aconteceu com Joaquim Santos, empresário, de 48 anos, que tinha vindo hoje ao recinto para ver os carros e sábado tinha previsto estar presente na partida.

"É incrível. Estava a pensar vir amanhã (sábado) ver a partida, mas já não vai haver. Sinto-me um pouco desiludido. Agora restou-me ver aqueles que ainda aqui estavam", disse Santos, que se preparava para deixar o recinto, concluindo: "já não faço aqui nada".

Outros, aproveitavam para comprar alguns produtos de "merchandising" do rali, que vai falhar a terceira partida consecutiva de Lisboa devido à falta de segurança na Mauritânia, que forçou a organização a anular a prova, depois de o governo francês ter desaconselhado a deslocação ao país africano, onde quatro cidadãos seus foram assassinados a 24 de Dezembro.

"Estou só a aproveitar para comprar aqui uma prenda para dar à minha filha, com o símbolo do Dacar. Ela era para vir amanhã (sábado) ver a partida, mas agora já não virá", disse por seu turno Beatriz Costa, de 38 anos.

A véspera da data da partida do Lisboa-Dakar 2008 ficou assim ensombrada pela anulação da prova, que deixou participantes, espectadores, patrocinadores e organizadores frustrados por verem os projectos iniciados há tanto tempo terminar antes do início.

Houve ainda alguém que acrescentou – mais uma vez o terrorismo venceu! – é triste!

Nenhum comentário: