sábado, 22 de setembro de 2007

Vergonha estatal...

Operação às cataratas!





Portugueses partiram para Cuba para tratarem doenças dos olhos...





Catorze pessoas partiram este sábado de Vila Real de Santo António para Cuba, para serem operadas às cataratas e outras doenças dos olhos. A iniciativa é da autarquia que ofereceu 50 mil euros para recuperação de equipamentos sociais. Em troca, a Ilha de Fidel proporciona cirurgias e internamento a pacientes portugueses sem recursos económicos, que de outra maneira teriam de permanecer nas longas listas de espera.

As longas listas de espera do Serviço Nacional de Saúde para uma cirurgia aos olhos levam ao desespero.
Ao abrigo de um protocolo entre a câmara de Vila Real de Santo António e Cuba, os 14 portugueses serão operados às cataratas e outras patologias que lhes retiraram, nos últimos anos, a visão e qualidade de vida.
As magras reformas não permitem luxos, mesmo que se trate de uma cirurgia.
Situações sinalizadas pela autarquia que, numa iniciativa inédita, oferece 50 mil euros anuais ao município cubano, para reconstruir equipamentos sociais, como centros infantis.
Em troca, o Governo de Fidel disponibiliza médicos e os meios hospitalares.
Uma situação de socorro, que em apenas um mês, já chegou a 24 dos 150 pacientes inscritos no programa.
Em Vila Real de Santo António já se agendam outras viagens com destino aos hospitais cubanos que, no próximo ano, deverão abranger áreas distintas como a dermatologia e neurologia.

Nota: Isto é uma vergonha nacional!

Uma “freguesia” plantada à beira rio… precisa de um país “embargado” e desgraçado pelo Bruche & CIA, para acudir aos necessitados portugueses!!?
Tenham juízo! O que é que andam (Partido/Governo) a fazer depois de ter prometido “mundos e fundos”, só para ganhar eleições e a seguir prejudicar os mais carenciados?
É demais meus senhores!!!

2 comentários:

Faísca disse...

Mas não é esse país (Cuba) que vive em extrema miséria, que vive sob um terrível sistema político ditatorial onde o cidadão não tem direitos, onde a saúde e a educação são pagas a peso de ouro e só estão acessíveis a milionários?
Não é esse país (Cuba) que rejeita sistematicamente a ajuda insistente e generosa desse anjo de bondade e solidariedade chamado George Bush?

Como é que o presidente da C.M. de Vila Real de Stº António pode enviar doentes portugueses para uma ilha perdida no Atlântico e sob a alçada de um governo terrorista (sabe-se lá se voltarão de lá vivos!) e não aproveitar toda a excelência do nosso Serviço Nacional de Saúde, que quase implora aos portugueses que lhe dêem uma oportunidade de mostrar quão bom e rápido é o apoio aos doentes com problemas oftalmológicos!?

É vergonhoso, é uma verdadeira afronta, não valorizarmos o nosso excelente Serviço Nacional de Saúde e recorrermos aos serviços terceiro mundistas de uma amostra de país que até tem tido o desplante de desafiar o seu maior benfeitor, na pessoa de Sua Santidade o Sr. Bush!
Ingratos!!!

Shana

Anônimo disse...

CILA- Se alguem tem o contacto dessa clinica ou hospital em cuba gostava que me dessem pois o meu marido sofre de cegueira nortuna e eu queria la ir nem que fosse por minha conta alguem me ajuda por favor (luciliamaria@live.com.pt) obrigado