quinta-feira, 27 de setembro de 2007

...só dos yankees!!




EUA - Edifício da marinha assemelha-se a uma cruz suástica…

A Marinha norte-americana tem um complexo de edifícios em Coronado, Califórnia, que, visto do céu, se assemelha a uma cruz suástica…

Esse facto, segundo noticia do LA Times, levou os militares norte-americanos a destinar 600 mil dólares (cerca de 425 mil euros) do seu orçamento para 2008, para modificações arquitectónicas em edifícios oficiais da Marinha.

Desenhado pelo local John Mock, o complexo era conhecido desde 1967 pelos edifícios em forma de L. Contudo, desde 2006 que as imagens da ferramenta do Google são origem de discussão e debate em vários blogues e fóruns na Internet.
Na primavera do ano passado, Dave vonKleist, um animador de rádio na região do Missouri, levantou a questão no seu programa. Indignado, escreveu a altos oficiais, incluindo o então Secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, para que o edifício fosse reestruturado.

A resposta inicial não foi animadora: «A Marinha pretende continuar a usar o edifício enquanto este se mantiver adequado para as funções ali exercidas».

Mas o caso chegou aos jornais em Dezembro, através do já encerrado San Diego Jewish Times e aí a opinião pública entrou no debate, principalmente através de grupos de judeus que se sentiram ofendidos.
Certo é que 40 anos após a construção do complexo e apenas um após o início do debate, foi aprovado o orçamento para a modificação do edifício, que agora nem do ar poderá envergonhar os norte-americanos.

Nenhum comentário: