quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cuidado com o colesterol!!







Portugueses com tensão e colesterol elevados



Conclusões dos rastreios realizados pela Universidade Fernando Pessoa

Cerca de 59 por cento dos portugueses apresenta tensão arterial elevada e 47 por cento tem níveis de colesterol e glicemia acima dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde, conclui o Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa.

As acções de rastreio realizadas a 9187 indivíduos, entre Outubro de 2006 e Julho de 2007 nas regiões Norte e Centro do país, avaliaram gratuitamente os níveis de glicemia, diabetes, colesterol, tensão arterial e ainda o estado da saúde dentária, motricidade e fala.
No exame à glicemia/diabetes foram rastreadas 2 068 pessoas, das quais 764 (37 por cento) apresentaram um diagnóstico de diabetes tipo 1 ou tipo 2.
Relativamente à medição da tensão arterial, foram igualmente analisados 2 068 indivíduos, dos quais 1 217 apresentaram, no momento do rastreio, valores elevados, sendo que apenas 860 estavam medicados.
Dos rastreios aos níveis de colesterol, 47 por cento dos utentes possuía uma alteração dos valores indicados pela Organização Mundial de Saúde.
Foram igualmente feitos 1 467 rastreios à higiene oral e, de entre as principais patologias estomatológicas, destacam-se as cáries. Dos rastreios à higiene oral, concluiu-se ainda que a maioria dos rastreados apenas escova os dentes duas vezes por dia.
No caso da terapia da fala, foram avaliados 398 indivíduos. Neste caso, os principais problemas prendem-se com a perturbação da articulação verbal.
Ao longo do ano lectivo 2006/2007, estiveram envolvidos neste projecto 198 alunos finalistas, acompanhados pelos professores e médicos responsáveis das diversas disciplinas.
Para o ano lectivo 2007/2008, com início em Outubro, o projecto continuará a percorrer o país, efectuando rastreios gratuitos em todas as valências mencionadas. Desde o seu início, o Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública, que conta com o apoio da Ratiopharm, já efectuou 43 735 rastreios em todo o território nacional e também em Angola.


Nenhum comentário: