Jornadas Europeias do Património em 2007 em São Brás de Alportel
São Brás de Alportel vive “Uma Aventura no Tempo dos Romanos”
O Município de São Brás de Alportel adere uma vez mais à iniciativa europeia “Jornadas Europeias do Património”, que na edição de 2007 tem por tema “Património em diálogo” e decorre de
A autarquia são-brasense, empenhada na valorização e salvaguarda do património do município, encontra-se a preparar um conjunto de actividades, sob coordenação do Gabinete de Arqueologia.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, que pretende envolver todos os países e sensibilizar os povos europeus para a importância da Salvaguarda do Património, reforçando os conceitos de identidade cultural, memória colectiva e património comum.
Com este propósito, cada País participante elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, que se realiza num fim-de-semana de Setembro e se pretende acessível a todos, de forma gratuita,
Nesta edição, as Jornadas Europeias do Património celebraram-se em Portugal entre os dias 28 e 30 de Setembro, sob o tema “Património em diálogo”, procurando congregar, em torno de um objectivo comum, as instituições públicas e privadas e os cidadãos de todas as idades, em especial as famílias, para o desenvolvimento de uma dinâmica de responsabilização e sensibilização na salvaguarda e valorização do património histórico-arqueológico e território envolvente, tarefa que nos cabe a todos cumprir.
Com este propósito, São Brás de Alportel junta-se uma vez mais à iniciativa europeia e dedica estas Jornadas Europeias do Património às famílias e muito especialmente aos mais jovens. Sob coordenação do Gabinete de
Aprender a fazer os instrumentos musicais do tempo dos romanos ou as peças de cerâmica da época; ouvir histórias de “Era uma Vez… há muitos muitos anos”, assistir às divertidas tropelias do Asterix ou participar nas aventuras radicais propostas pelo “Monte dos Marafados” são algumas das propostas para uma tarde diferente.
Os participantes podem ainda encontrar por lá as personagens da Banda Desenhada “Asterix” e trazer para casa uma fotografia muito divertida.
A organização propõe ainda a participação numa “Maratona de Provérbios Populares”, uma iniciativa dirigida aos alunos dos 3.º e 4.º, 5.º e 6.º anos das escolas do concelho, que pretende levar os mais pequenos a conhecer os provérbios, uma forma divertida de conhecer muito acerca da cultura dos nossos antepassados. Envolver as escolas, as famílias e a comunidade é o objectivo da iniciativa - colocar o “Património em Diálogo”, tema escolhido por Portugal para esta edição das Jornadas Europeias do Património.
Um comentário:
o que eu estava procurando, obrigado
Postar um comentário