terça-feira, 18 de setembro de 2007

Dia Europeu sem Carros!


No Dia Europeu sem Carros

Município de São Brás de Alportel convida os munícipes à redescoberta da sua Terra



O Município de São Brás de Alportel participa uma vez mais nas celebrações do “Dia Europeu sem Carros”, agendando para o próximo sábado, dia 22 de Setembro, um conjunto de actividades destinadas a sensibilizar a população para as consequências do uso desregrado e abusivo dos automóveis e para as vantagens da utilização de transportes alternativos e atitudes mais ecológicos.

Esta iniciativa europeia nasceu em França, em 1998, como “Na Cidade, sem o Meu Carro”, sendo posteriormente adoptada pela Comissão Europeia em 2000, passando a designar-se por “Dia Europeu sem Carros”, tendo por objectivo apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, onde os transportes públicos satisfaçam as necessidades individuais dos cidadãos; e sensibilizar as populações para o uso de transportes alternativos.

A adesão da Câmara Municipal a esta iniciativa integra a estratégia que tem vindo a ser seguida pela autarquia, no sentido de uma melhoria da mobilidade urbana, associada à melhoria da qualidade ambiental do concelho, mediante a criação de percursos pedestres, vias para bicicletas e circuitos acessíveis para todos.

Município de São Brás de Alportel convida os munícipes à redescoberta da sua Terra

“no sábado dia 22, convidamo-lo a deixar o carro em casa e a descobrir a sua vila, passo a passo, sem stress nem cansaço… A pé ou de bicicleta, aproveite este dia para percorrer as ruas, redescobrir os pequenos recantos e recontar a histórias dos lugares. E enquanto faz da sua deslocação um passeio, está a contribuir para a redução das emissões de monóxido de carbono (CO), de óxidos de azoto (NOX), gases altamente tóxicos e dióxido de carbono (CO2). Este último é o principal poluente automóvel que contribui para o efeito de estufa e para que progridam as graves alterações climáticas que colocam em perigo o futuro do Planeta, a nossa Casa Comum - a poluição automóvel

Nenhum comentário: