sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Sétima Arte



Filme de Manoel de Oliveira abre Festival de Cinema da União Europeia!

O filme mais recente do realizador português Manoel de Oliveira - Cristóvão Colombo, O Enigma - vai abrir em 1 de Novembro a 20.ª edição do Festival de Cinema da União Europeia (EU Film Showcase) que decorrerá em Silver Spring, no estado norte-americano de Maryland.

O festival, que se prolongará até ao dia 20 de Novembro, mostrará trabalhos cinematográficos dos 27 países membros da União Europeia e decorrerá na sede do American Film Institute (AFI), que está a celebrar 40 anos de existência.

Cristóvão Colombo, O Enigma, que conquistou este mês a bisata d'oro da crítica independente no Festival de Cinema de Veneza, baseia-se na vida do Dr. Manuel da Silva e esposa Sílvia, de Bristol, Rhode Island, e no livro que ambos assinaram o ano passado com o título Cristóvão Colon [Colombo] era Português.
O realizador Manoel de Oliveira, que em Novembro completará 99 anos de vida, vai deslocar-se aos Estados Unidos para o festivel, durante o qual o American Film Institute lhe entregará o seu segundo AFI Silver Legacy Award.
O primeiro foi atribuído a Clint Eastwood. Para além do AFI, o festival tem ainda como organizadores a delegação da União Europeia em Washington e os conselheiros culturais das embaixadas dos 27 países europeus na capital norte-americana.
Portugal, que ocupa até 1 de Janeiro a presidência da União Europeia, abrirá o EU Film Showcase com uma noite de gala, que se repetirá, sob a responsabilidade da UE, no dia do encerramento.
O Festival de Cinema da União Europeia complementa o ciclo de iniciativas culturais que têm marcado em Washington a presidência portuguesa da União Europeia, com papel dominante para a exposição Encompassing the Globe, que esteve patente ao público na Smithsonian de 24 de Junho a 16 de Setembro.
Ainda dentro do mesmo espírito, desde 17 de Setembro e até 2 de Dezembro está aberta ao público uma exposição de livros antigos portugueses na Charles Marvin Fairchild Memorial Gallery no quinto andar da Joseph Mark Lauinger Library, a principal biblioteca da Georgetown University.
Sob a designação Extraordinary Journeys: Portuguese Rare Books at Georgetown University estão patentes cerca de quatro dezenas de livros publicados entre 1580 e 1725, contando-se entre eles obras de Agostinho Barbosa (15901649), Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), Jerónimo Osório (1506-1580), Fernão Mendes Pinto (m.1583), Álvaro Semedo (1585-1658), António Vieira, (1608-1697) e volumes ricamente ilustrados por missionários jesuitas do Extremo Oriente, nos quais são contadas as suas explorações e, muitas vezes, as suas mortes violentas.

Nenhum comentário: