Campeonato do Mundo U.I.M. de Powerboat P1 – Grande Prémio de Portugal
Portugal continua a acolher as mais importantes manifestações desportivas e, no final do corrente mês, de 28 a 30 de Setembro, a cidade algarvia de Portimão será palco da “festa de encerramento” da temporada 2007 do Campeonato do Mundo de UIM Powerboat P1, competição que trará até às águas lusas duas dezenas das mais evoluídas embarcações desta categoria da motonáutica, tripuladas pelas experientes equipas que as pilotarão a velocidades estonteantes através da espuma do oceano aberto.
Um dos desportos motorizados mais entusiasmantes e apaixonantes da actualidade a ser disputado na Europa, o Campeonato do Mundo de UIM Powerboat P1, tem vindo a ganhar uma popularidade crescente um pouco por todo o planeta, em grande parte devido à extensa cobertura mediática de que é alvo. As animadas rondas desta competição são acompanhadas por quase três dezenas de canais de televisão, chegando a mais de 100 milhões de lares a nível mundial, aos quais se junta ainda o acompanhamento levado a cabo por inúmeros jornais, revistas e rádios de todo o mundo.
Como sucede nas principais competições motorizadas, também no Campeonato do Mundo de UIM Powerboat P1 estão envolvidos os maiores construtores, neste caso particular de barcos e de motores, facto que por si só é revelador da verdadeiramente intensa competitividade vivida prova a prova.
Aos comandos dos barcos de produção mais potentes da actualidade, pilotos experientes e altamente qualificados praticam espectaculares demonstrações de habilidade em incríveis corridas de resistência, levando as embarcações (algumas delas com 2000 cavalos! de potência) a atingir velocidades surpreendentes.
O Powerboat P1 World Championship divide-se em duas categorias: Evolution e SuperSport. A primeira está reservada a barcos com um comprimento mínimo de 36 pés e máximo de 43 pés, equipados apenas com motores “inboard” e um peso de 4250 kg. Estas embarcações conseguem atingir velocidades superiores a 100 mph (o equivalente a mais de 320 km/h em terra), mas, por questões de segurança, os regulamentos exigem uma relação peso/potência de 1 cv por cada 3,5kg e que seja cumprida, no máximo, uma velocidade média de 87 mph durante a corrida.
No que diz respeito à SuperSport Class, esta realiza-se em embarcações com motores e cascos de modelos de produção. Cada barco deve ter um comprimento mínimo de 33 pés e um máximo de 42 pés e uma relação peso/potência de 1 cv por cada 4,5 kg. Neste caso, a capacidade das motorizações a diesel está limitada a 6000cc enquanto que os motores a gasolina não poderão ultrapassar os 8300 cc. A velocidade média máxima permitida ao longo da corrida é de 75 mph.
Apesar das corridas da ronda portuguesa só decorrerem nos últimos dois dias (Sábado e Domingo, 29 e 30 de Setembro), o evento vai animar Portimão ao longo de quatro dias com várias actividades, como concertos, “Boat Show”, visitas ao padock, insufláveis, promoções e um sem número de outras iniciativas. Aliás as provas que fazem parte do Campeonato do Mundo de Powerboat P1 têm muito mais do que corridas de barcos. Há todo um espectáculo montado em torno do local onde as provas se disputam e trata-se, afinal, de um evento cheio de “glamour” e estilo que fazem de cada corrida um evento único e inesquecível.
O evento começou às 10h00 de dia 28, altura em que abriram as portas da P1 Village e da Zona Interactiva P1. Aqui, os visitantes terão oportunidade de acompanhar ou participar em diversas actividades ou simplesmente passear pelas lojas ou parar para tomar uma refeição nos restaurantes existentes. Mas o verdadeiro arranque do espectáculo decorre na água, com Pedro Lamy a testar pela primeira vez a sensação de comandar um Powerboat P1, pelas 11h00.
E o entusiasmo não fica por aí. Concertos, concursos, test drives, visitas aos padocks, exposições e demonstrações são apenas alguns dos atractivos que fazem deste evento uma experiência única. Entre as várias animações destaca-se a Festa P1 que decorrerá a partir das 20h00 de sábado e que se estenderá até altas horas da manhã. Esta festa promovida pela RFM, Nikki Beach e Super Bock irá contar com a participação de grandes DJ’s da RFM e internacionais e promete ser um dos pontos altos do fim-de-semana.
Atenção também para as sessões de autógrafos com os pilotos que irão ter lugar no sábado (12h00 e 17h00) e domingo (11h00 e 17h30), assim como para o desfile de barcos a decorrer às 14h30 de ambos os dias.
Uma vez que não vai ser possível estacionar no Parque da Marina de Portimão entre 27 de Setembro e 4 de Outubro, a CM de Portimão vai disponibilizar nos dias 28 e 29 de Setembro (10h00/22h00) e 30 de Setembro (10h00/20h00) um Transporte Grátis Exclusivo P1 que vai fazer a ligação entre os dois grandes parques de estacionamento localizados na zona do Estrumal e a Marina de Portimão.
O Grande Prémio de Portugal conta, entre outras entidades, com um parceiro de peso que é CM de Portimão que inclui este evento no seguimento de uma série de iniciativas que tem vindo a apoiar e que têm concentrado uma enorme atenção sobre a cidade. O objectivo da edilidade na sua ligação a uma competição com dimensão do Campeonato do Mundo de Powerboat P1 passa por tornar Portimão num centro náutico por excelência, sendo que eventos como o Grande Prémio de Portimão de Powerboat P1 são ferramentas essenciais para alavancar esta forte aposta da CM de Portimão que não só patrocina o evento como se envolveu directamente na sua organização.
Sábado, 29 de Setembro
09.00-10.15 Testes de P1
10.00-10.45 Corrida de Thundercats
10.00 Início do Concurso de Fotografia
10.00 – 22.30 P1 Village aberta ENTRADA LIVRE
10.00 – 22.30 Zona Interactiva P1 aberta*
10.45-11.30 Treinos Cronometrados de P1 na Zona Ribeirinha
12.00-12.30 Entrevistas e Autógrafos com Pilotos no palco RFM
12.30-13.15 Corrida de Thundercats – Em frente à Nikki Beach
13.15-13.45 Demonstração de Freestyle com Ski Aquático
14.00 Heli Show
14.30-14.45 Desfile de Barcos P1 (na água)
15.00-16.30 Grande Prémio de Portugal P1 – Ronda 11
17.00 Cerimónia de Pódio
17.30 Sessão de Autógrafos com os Pilotos
20.00- 04.00 Festa P1 promovida pela RFM, Nikki Beach e Super Bock (com a presença de DJs da RFM e internacionais na Nikki Beach**)
23.00 Fogo de Artifício
Domingo, 30 de Setembro
09.30-10.30 Testes de P1
10.00-11.00 Demonstração de Wake Board
10.00 – 22.30 P1 Village aberta ENTRADA LIVRE
10.00 – 22.30 Zona Interactiva P1 aberta*
11.00-11.30 Entrevistas e Autógrafos com Pilotos no palco RFM
11.15-12.00 Corrida de Thundercats
13.15-14-15 Exposição de Thundercats
Demonstração Freestyle de Ski Aquático
Heli Show
14.30-14.45 Desfile de Barcos P1 (na água)
15.00-16.30 Grande Prémio de Portugal P1 – Ronda 12
17.00 Encerramento do Concurso de Fotografia
17.00 Cerimónia de Pódio
17.30 Sessão de Autógrafos com os Pilotos
17.30 Divulgação do vencedor do Concurso de Fotografia.
* Bilhetes à venda no Ponto de Entrada da Zona Interactiva P1 (entrada livre para crianças com menos de 12 anos acompanhadas pelos pais)
** Bilhetes à venda na entrada principal da Nikki Beach
Horário sujeito a alterações.
Um comentário:
"Apesar das corridas da ronda portuguesa só decorrerem nos últimos dois dias (Sábado e Domingo, 29 e 30 de Setembro), o evento vai animar Portimão ao longo de quatro dias com várias actividades, como concertos, “Boat Show”, visitas ao padock, insufláveis, promoções e um sem número de outras iniciativas."
Claro que isto é o que é enviado para a imprensa, porque a realidade é bem diferente!
Quem ler esta notícia, ficará com a ideia de que a cidade de Portimão será palco de uma verdadeira festa desportiva durante 4 dias, quando o que na realidade aconteceu foi uma concentração de alguns barcos, pilotos e pouco mais, na Marina da Praia da Rocha, a 2Km de Portimão.
A cidade em si, nem se apercebeu do que aconteceu, tirando o roncar da meia dúzia de barcos que fizeram uma breve passagem pela Zona Ribeirinha.
Deve ser dito em abono da verdade que outra coisa não poderiam fazer, uma vez que barcos daquela potência são para provas de mar e não de rio, mas daí a embandeirar em arco dizendo que Portimão iria viver em festa durante 4 dias, vai uma distância igual à que estes barcos conseguem percorrer em poucos minutos.
Tornou-se aliás moda, a Edilidade e o seu Presidente gabarem-se dos eventos que conseguem trazer para Portimão esquecendo que a grande maioria deles se resume a festas na Praia da Rocha e não em Portimão e quase sempre apenas destinadas a meia dúzia de "tias" do jet-set ou de meninas à procura de fama fácil.
Vêm normalmente de Lisboa, com tudo pago, ficam cá 1 ou 2 dias a comer e a beber à custa do orçamento e voltam para Lisboa sem sequer terem saido do espaço Hotel/Marina/Sacha/Nikki Beach. No dia seguinte talvez nem saibam como voltar a Portimão, nem estarão interessados/as em cá voltar se não for à borla e com as televisões a esvoaçar à sua volta.
E Portimão? E a cidade, o que lucrou com isso? Os preços baixaram? O desemprego diminuiu? O comércio vendeu mais? Os restaurantes serviram mais pratos?
Houve por acaso alguma alteração na cidade que possa trazer mais turistas nacionais ou estrangeiros para a cidade no próximo Verão? Embelezou-se a cidade? Criaram-se mais zonas verdes? Nasceram mais jardins? Resolveu-se o problema do trânsito caótico? Transformou-se aquele deserto da Zona Ribeirinha, no prometido local de lazer com bares, restaurantes, quiosques, esplanadas e locais onde o turista ou o simples cidadão não se sinta num descampado enorme semeado de troncos secos a que alguém resolveu chamar "palmeiras"?
Os eventos motorizados até poderiam ser uma mais-valia para a cidade se primeiro a dotassem de locais atractivos, de jardins e parques verdejantes, de sítios onde o turista se sentisse bem e para onde gostasse de voltar todos os anos; se não tivessem empurrado a população para as grandes superfícies comerciais que continuam a estrangular a cidade e desertificá-la sem dó nem piedade!
Pensem primeiro em tornar a cidade bonita, atractiva e com motivos de interesse fora da época balnear e depois poderão então trazer os barcos, os carros, as motas, os aviões e tudo o que quiserem!
Shana
Postar um comentário