quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Motores (Portugal)




Produção em série de carro eléctrico português dentro de um ano




O director-geral da Retroconcept, Miguel Rodrigues, revelou hoje que dentro de um ano, o mais tardar, começará a produção em série na Maia do Eco Vinci, o primeiro automóvel eléctrico português.

Miguel Rodrigues afirmou que dentro de "oito ou nove meses" estará pronto o primeiro protótipo, devendo a produção em série começar "dois ou três meses depois".
A Retroconcept estabeleceu hoje com a Câmara do Porto e a Agência de Energia do Porto um protocolo que prevê que o primeiro protótipo do Eco Vinci vá circular na cidade, em fase de testes, ao serviço da autarquia.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou que, depois do protótipo, a autarquia poderá vir a receber um total de 10 Eco Vinci.
Rui Rio destacou a importância do desenvolvimento e introdução na cidade do Porto de um automóvel não poluente e movido a uma energia alternativa ao petróleo.
Ao abrigo do protocolo, que não tem implicações financeiras, a Câmara do Porto vai também disponibilizar à Retroconcept os estudos relativos à implementação de sistemas e serviços de mobilidade e colocar nos seus espaços publicitários material de divulgação do Eco Vinci.
O autarca disse que, "depois do êxito da reedição do Grande Prémio do Porto, a cidade fica ainda mais próxima das questões dos automóveis" com o apoio agora dado a este projecto.
Miguel Rodrigues referiu que o protótipo do Eco Vinci está a ser desenvolvido no Centro de Excelência Industrial da empresa na Maia, devendo a produção em série ser feita "na mesma área geográfica".
O director-geral da Retroconcept afirmou que a empresa vai fazer a apresentação pública do projecto Eco Vinci em 05 de Outubro, data em que serão divulgados a lista de parceiros e o investimento global envolvido.
Miguel Rodrigues garantiu que o Eco Vinci vai ter um preço de venda ao público "competitivo" com o de outros modelos de automóveis utilitários.




Nenhum comentário: