quarta-feira, 26 de setembro de 2007

"Semana pelo Mar"







UAlg organiza “Semana pelo Mar”

Programa arranca quinta-feira com recolha de lixo na Doca de Faro




Entre 27 de Setembro a 4 de Outubro, a Universidade do Algarve organiza a “Semana pelo Mar”, respondendo ao repto lançado anualmente pela Organização Marítima Internacional (OMI) para assinalar o Dia Internacional do Mar.

“Se continuarmos a tratar mal o mar, ele vai acabar por nos tratar mal também”, alerta o Prof. Rui Cabral e Silva, responsável pela Comissão Organizadora do evento “Semana pelo Mar”. Esta iniciativa da Universidade do Algarve surge no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Mar, oficialmente celebrado todos os anos a 27 de Setembro e cuja edição de 2007 vai decorrer em torno do tema “A resposta da OMI aos actuais desafios ambientais”.
“O grande objectivo deste evento é sensibilizar a população para o facto de estarmos a usar o mar como um autêntico caixote do lixo. É preciso que a comunidade se aperceba desta realidade. Para isso, promovemos acções de recolha de lixo na praia de Faro, e uma outra acção de recolha de lixo subaquática, com que vamos abrir as actividades da ‘Semana pelo Mar’, na Doca de Faro”, explica Rui Cabral e Silva.
Deste modo, ao abrigo das comemorações do Dia Internacional do Mar, que são coordenadas em Portugal pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos – em articulação com outras entidades das áreas da segurança marítima e preservação do meio marinho –, “a UAlg vai procurar envolver toda a comunidade na protecção e preservação dos ambientes marinhos, sensibilizando para a necessidade de proteger tanto os oceanos como os rios e seus estuários, lagoas e zonas costeiras”.
O ponto nevrálgico da “Semana pelo Mar” será a tenda no Jardim Manuel Bívar, em Faro, onde vão decorrer workshops sobre transformação de lixo, sobretudo no âmbito das artes plásticas, além de receber exposições e ser palco de palestras alusivas à temática do Mar, bem como outras actividades culturais e de divulgação.

Programa e outra informações sobre a “Semana pelo Mar” em http://fcma.ualg.pt/eventos/semanapelomar/principal.html

Nenhum comentário: