quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Transportes
















Carris e Metro vão ter bilhete único!

Os passageiros da Carris e do Metro vão poder usufruir, a partir de Novembro, de um bilhete único, recarregável com quantias monetárias, para viajar nos dois meios de transporte.

Foi apresentada hoje a nova versão do cartão Sete Colinas, preparado com a tecnologia de reconhecimento do bilhete único para a Carris e o Metro, durante uma viagem num autocarro da transportadora equipado com a nova tecnologia, entre o Alto dos Moinhos e o Cais do Sodré.

A nova versão do cartão, que passa a utilizar unidades de transporte, funcionando como um «porta moedas electrónico», permitindo o carregamento de valores monetários em lugar de 'viagens', representa, segundo a secretária de Estado, «um conforto adicional para as pessoas», que passam a utilizar «um suporte único que podem utilizar indiferentemente», quer no Metro, quer na Carris.
«Nada se altera para os passageiros. A única coisa que muda é o software dos autocarros», garantiu Ana Paula Vitorino, afirmando que os preços que actualmente estão em vigor não sofrerão nenhuma alteração, uma vez que se trata apenas de uma «alteração tecnológica».
O sistema que entra agora em fase experimental, é um protótipo do novo 'Bilhete Multimodal', válido no Metro e na Carris, que assenta num novo conceito, em que o cliente passa a carregar dinheiro num único cartão Sete Colinas, sem definir previamente o operador ou operadores que necessita utilizar, mantendo-se as condições actuais, nomeadamente a validade de uma hora do título.
Este sistema permite que os passageiros carreguem os seus cartões com unidades que, ao contrário do que acontece agora, poderão ser gastas em qualquer um dos operadores aderentes e não apenas num deles.
Os passageiros só precisam de se dirigir a um ponto de venda do Metro ou da Carris e efectuar um carregamento em dinheiro num cartão Sete Colinas, num valor mínimo de 0,75 cêntimos e máximo de 10 euros.
Depois, é só utilizar o cartão em qualquer viagem realizada no Metro ou na Carris.
O saldo existente no cartão Sete Colinas é apresentado no acto de validação nos equipamentos do Metro e da Carris, podendo também ser consultado nas máquinas automáticas de venda do Metro ou nos pontos de venda das duas empresas.
Este novo conceito de 'bilhete multimodal' será progressivamente alargado aos restantes operadores de transporte público da área metropolitana de Lisboa, estando já até ao final de 2007 a adesão da Transtejo.
Até agora, o cartão Sete Colinas, em circulação desde Março de 2004, podia ser carregado com viagens apenas para a Carris (0,75 cêntimos cada) ou para o Metro (0,70 cêntimos cada) e ainda viagens combinadas entre Carris e Metro (1,15 cêntimos cada).
Na ocasião, a secretária de Estado dos Transportes anunciou também que o Governo «está em conversações com o município de Lisboa, para que se possam aumentar substancialmente a rede de corredores 'BUS' da cidade de Lisboa», uma medida que Ana Paula Vitorino considera «fundamental» para aumentar a velocidade comercial dos autocarros da Carris.
Segundo adiantou o presidente da Carris, Silva Rodrigues, nos estudos entregues na Câmara Municipal de Lisboa, foram considerados «prioritários» 10 corredores destinados à circulação de autocarros, que deverão localizar-se fundamentalmente «na zona central da cidade», de modo a poder «melhorar a fluidez» do trânsito nesta área.



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