quinta-feira, 6 de março de 2008

Vodafone Rally de Portugal - Rally da nova geração!



UM RALI DA NOVA GERAÇÃO!

O Vodafone Rally de Portugal surge este ano integrado numa competição de vanguarda, designada por IRC (Intercontinental Rally Challenge). Alicerçado em parâmetros que definem a competição automóvel como um veículo de excelência para a promoção e divulgação eficaz dos patrocínios e apoios, o evento terá na plataforma Eurosport a janela ideal para garantir o seu êxito junto dos espectadores.

Mais do que uma prova, um espectáculo!

A criação do IRC vem ao encontro do desejo manifestado por vários construtores no sentido de conter os custos dos carros de competição, mantendo a sua competitividade e espectacularidade e, paralelamente, de garantir uma maior visibilidade, assegurada por profissionais experientes e divulgada em todos os quadrantes do mundo.

O IRC assenta por isso numa fórmula inovadora de ralis que abre as portas aos jovens pilotos amadores e lhes proporciona a oportunidade de verem o seu valor reconhecido em provas de grande qualidade internacional.

A divulgação mundial das provas que integram esta competição é assegurada por um novo conceito de formato televisivo, criado pelo Eurosport Events, um parceiro directo do ACP nas suas organizações internacionais de 2008.

GARANTIA DE QUALIDADE

De acordo com a recente decisão do Conselho Mundial da FIA, o Campeonato do Mundo de Ralis passou a adoptar um sistema de rotatividade das provas, com cada um dos eventos que dele fazem parte a pontuar para o WRC em anos alternados.

Enquanto prepara uma nova presença no Mundial de 2009, o Vodafone Rally de Portugal, classificado como um dos melhores eventos que integraram o WRC na última temporada, aderiu a esta nova proposta e estruturou um rali moderno, com um perfil que assenta na experiência recolhida nas mais recentes edições da prova, introduzindo-lhe ligeiras alterações no que diz respeito ao percurso, para assim testar também novas soluções para futuros eventos.

O Vodafone Rally de Portugal 2008 terá dois dias de competição, com provas de classificação que se repartem pelo Baixo Alentejo e Algarve, antecedidos por uma Super Especial, a disputar na quinta-feira 8 de Maio, no centro de Faro, num percurso espectacular com 1,30 km de extensão.

A 1ª etapa, que terá lugar na sexta-feira, 9 de Maio, integra duas passagens por três provas de classificação: Loulé (nova versão), Vascão (classificativa inédita) e S. Brás de Alportel, com traçado igual ao dos anos anteriores.

No sábado, 10 de Maio, vai para a estrada a 2ª etapa, com dupla passagem por três troços distintos: Santana da Serra (nova variante da parte final do Silves / Ourique de 2007), Ourique, já conhecido das últimas edições, e finalmente Almodôvar, numa nova versão que se distingue pela sua fase final.

Não considerando a Super Especial de Faro, as classificativas do Vodafone Rally de Portugal 2008 apresentam uma quilometragem média superior a 20 km, o que torna a prova bastante ritmada e competitiva, de acordo com o figurino preconizado para os ralis do IRC.

Numa edição em que não conta com os WRC, o Vodafone Rally de Portugal aposta nos veículos das categorias S2000 e Grupo N, o que, facilitando a participação dos concorrentes privados e dos pilotos

amadores, garante um elevado nível competitivo e um maior equilíbrio de forças com as equipas nacionais, que tudo farão para oferecer grande oposição aos melhores estrangeiros.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Confirmando todo o empenho para reforçar o interesse e o impacto do

Vodafone Rally de Portugal 2008, o ACP assegurou já a participação de alguns nomes sonantes do mundo dos ralis, entre os quais o francês Didier Auriol – Campeão do Mundo de Ralis em 1994 – que vai alinhar na prova ao volante de um Abarth Grande Punto S2000, o campeão belga François Duval, que tripulará um carro idêntico, e o finlandês Juho Hanninen, que conduzirá um não menos competitivo Mitsubishi Lancer EVO 9, idêntico ao que utiliza no Mundial de Ralis de Produção.

BFGOODRICH DRIVERS TEAM

Por outro lado e não menos importante, numa parceria inédita entre o ACP e a BF Goodrich, o Desafio BFGoodrich Drivers Team vai permitir que um piloto nacional participe no Vodafone Rally de Portugal 2008 ao volante de um Peugeot 307 S2000 preparado pelos belgas da Kronos, que há dois anos garantiram mais um título WRC a Sebastian Loeb.

Esta iniciativa – cujos contornos pormenorizados poderão consultar em documento anexo e no site ACP – terá a participação de um júri constituído por representante do ACP, da BFGoodrich e por jornalistas portugueses, aos quais caberá a escolha do “feliz contemplado” de participar na edição 2008 do Vodafone Rally de Portugal.

UMA PROVA MAIS SEGURA

Ao longo dos últimos anos, o ACP tem vindo a trabalhar no sentido de organizar provas cada vez mais seguras para os pilotos e para os espectadores.

Entre as medidas inovadoras introduzidas conta-se a criação de Zonas Espectáculo, um modelo posteriormente adoptado pela FIA e hoje obrigatório em todas as grandes provas internacionais.

Confortado com o sucesso do Vodafone Rally de Portugal 2007, o ACP aproveitará a próxima edição da prova para continuar a desenvolver o conceito, garantindo ao público um espectáculo de elevada qualidade em condições de conforto e segurança, ao mesmo tempo que irá testar novas soluções com vista ao futuro próximo.

Para garantir o êxito deste esforço de incremento da segurança e de melhoria da imagem internacional dos espectadores portugueses, o ACP conta com um parceiro fundamental – o público – que demonstrou já em 2007 uma notável consciência da importância da sua atitude e do seu comportamento para o futuro da prova.

2008 é um ano de grandes desafios! O Vodafone Rally de Portugal, integrado no IRC (Intercontinental Rally Challenge), perfila-se como uma prova moderna, competitiva e interessante, pronta a mostrar-se e mostrar Portugal aos olhos de Mundo inteiro, contando para isso com o fantástico poder de comunicação da plataforma de televisão Eurosport.

(Fonte: Gabinete de Imprensa do Vodafone Rally de Portugal 2008)

Autarquias envolvidas enaltecem projecção turística do evento

EMOÇÕES DO VODAFONE RALLY DE PORTUGAL REGRESSAM AO ALGARVE E BAIXO ALENTEJO

A maior prova automobilística do País está de volta nos dias 9 e 10 de Maio. Tendo como cenário o Algarve e Baixo Alentejo, o Vodafone Rally de Portugal 2008 vai para a estrada com uma novidade: o mesmo vai ser integrado na recentemente criada IRC (Intercontinental Rally Challenge), uma competição de vanguarda que integra 10 ralis internacionais.

Pretende-se, assim, manter a competitividade e espectacularidade, assegurada pela presença de profissionais experientes e pela vasta cobertura televisiva através da Eurosport, parceiro nesta iniciativa, ao mesmo tempo que é dada a oportunidade de visibilidade e reconhecimento do trabalho de jovens pilotos amadores. Por outro lado, há também o intuito de conter os custos dos carros de competição.

Durante a apresentação deste evento, que teve lugar hoje de manhã, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, e que contou com a presença de vários agentes ligados ao Rally, Pedro Almeida, director da prova, explicou que esta vai ser constituída por dois dias de competição, e por uma Super Especial, disputada no dia 8, no Largo de S. Francisco, em Faro.

A prova propriamente dita arranca a 9 de Maio, com duas passagens por três provas de classificação: Loulé (nova versão), Vascão (classificativa inédita) e S. Brás de Alportel (com um traçado igual ao dos anos anteriores).

Para o segundo dia de competição, a 10 de Maio, está prevista uma dupla passagem por três troços distintos: Santana da Serra (nova variante da parte final do Silves/Ourique de 2007), Ourique (já conhecido das últimas edições), e finalmente Almodôvar (numa versão que se distingue pela sua fase final).

O Estádio Algarve volta a ser o quartel-general de toda a logística do Rally.

A segurança do público e dos pilotos continua a ser uma das preocupações da organização. Nesse sentido, não obstante o avanço significativo em 2007 nesta área, pretende-se uma maior concentração e controlo dos espectadores nas Zonas Espectáculo, ao mesmo tempo que se irá apostar no incremento da informação ao público.

Para garantir um maior interesse da prova, já está assegurada a participação de pilotos de renome internacional como é o caso de Didier Auriol, campeão do Mundo de Ralis em 1994 e que vai alinhar na prova ao volante de um Abarth Grande Punto S2000, o campeão belga Francois Duval, que tripulará um carro idêntico, e o finlandês Juho Hanninen, que conduzirá um não menos competitivo Mitsubishi Lancer EVO 9, idêntico ao que utiliza no Mundial de Ralis de Produção.

De referir ainda que a organização lançou este ano o Desafio BFGoodrich Team e que vai dar a possibilidade a um piloto nacional de participar no Rally ao volante de um Peugeot 307 S2000, com toda assistência técnica ao longo da prova. Para tal, os interessados deverão enviar o currículo desportivo para o ACP. Como requisitos, é necessário ter nacionalidade portuguesa e ter licença desportiva da FPAK num dos últimos três anos. O vencedor será seleccionado por um júri composto por representantes do ACP, da BFGoodrich, da Kronos e por um grupo de jornalistas nacionais. As inscrições estão abertas até 31 de Março.

Autarcas e Regiões de Turismo salientam importância para a economia

Seruca Emídio, presidente da CM de Loulé e um dos anfitriões deste evento, realçou o facto deste ser “um município incontornável em termos de eventos desportivos, seja na área do ténis, do golfe, do futebol, e também automobilismo”.

Quanto ao Rally de Portugal, referiu tratar-se de uma “mais-valia em termos do turismo, da restauração, do número de pessoas que mobiliza para a região”. Salientou igualmente o facto de ser um evento que dá uma “grande visibilidade ao interior do Concelho, uma zona normalmente pouco conhecida dos turistas, e que nestes dias recebe muitos visitantes”.

Esta projecção turística do Algarve com a realização do Rally de Portugal foi também realçada pelo autarca de Faro, José Apolinário, e pelos representantes da Região de Turismo do Algarve, Nuno Aires, e Região de Turismo da Planície Dourada, Rui Santana.

Refira-se que, segundo estes agentes, em 2007, o evento teve um efeito muito positivo na economia algarvia, nomeadamente no combate à sazonalidade. De acordo com um estudo da Universidade do Algarve, no ano transacto, registou-se uma ocupação de 100%, a rondar os 67 milhões de euros de receitas. Este foi não só um impacto directo na zona em que o Rally se desenrolou, mas também em termos da projecção mediática do Algarve e Baixo Alentejo. Refira-se que grande parte dos visitantes foram espanhóis da Andaluzia e da zona da Galiza, onde há muitos aficionados desta modalidade.

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