quarta-feira, 19 de março de 2008

Mau tempo: alerta sobe para laranja em Setúbal, Beja e Faro!


Mau tempo:

alerta sobe para laranja em Setúbal, Beja e Faro
O Instituto de Meteorologia elevou o nível de aviso para os distritos de Setúbal, Beja e Faro que passaram do amarelo para laranja, o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

Os avisos são emitidos em relação a situações como vento forte, precipitação forte, queda de neve, trovoada, frio, calor, nevoeiro persistente e agitação marítima.

Neste caso, o aviso laranja corresponde a uma situação de «precipitação muito forte» acompanhada de trovoada e queda de granizo.

Para os distritos de Lisboa, Santarém e Évora mantém-se o aviso amarelo que indica «aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada».

O Instituto de Meteorologia prevê para os distritos de Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser temporariamente fortes e que poderão ser de neve na Serra da Estrela.

O vento deve soprar moderado a forte (até 50 quilómetros/hora) no Litoral, a Sul do Cabo Carvoeiro, soprando forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 70 quilómetros/hora.

Face às previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para a necessidade de desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, limpeza de bueiros e algerozes, e arrumação de equipamentos soltos como caixotes do lixo, devido ao vento.

A população deve também tomar atenção à formação de lençóis de água nas vias, recomendando-se baixar a velocidade e evitando o atravessamento de zonas fortemente inundadas.

Nenhum comentário: