quinta-feira, 20 de março de 2008

5 anos de intervenção no Iraque! BASTA BUSH!!


Iraque/5 anos: Intervenção arrancou a 20 de Março de 2003!


Fez esta madrugada cinco anos que uma força de 100 mil homens da coligação liderada pelos EUA invadiu o Iraque, para derrubar, em tempo recorde, o regime ditatorial de Saddam Hussein.

Neste momento, pelo menos 40% de todo o arsenal bélico norte-americano e cerca de 160 mil militares estão estacionados naquele país do Médio Oriente, que se transformou no palco mundial de actuação do terrorismo da Al Qaeda.

Além da insurreição e do terrorismo, as três principais comunidades iraquianas - xiitas, sunitas e curdos - criaram uma perigosa clivagem interna no Iraque. A «vitória», proclamada em três semanas pelo presidente George W.Bush, tem o saldo negativo de 100 mil civis iraquianos mortos desde então - um milhão segundo as opiniões mais críticas -, quatro mil baixas norte-americanas e 30 mil feridos em combate.

Os custos da operação têm derrapado sucessivamente e estão calculados em 12 mil milhões de dólares/mês (mais de 7.500 milhões de euros), sendo a previsão para 2018 da ordem de um trilião. No dia em que se assinala esta efeméride, sondagens divulgadas pelos grandes meios de comunicação social norte-americanos revelam que quase 65% da população dos EUA desaprova esta guerra e metade está convencida de que o seu país não sairá ganhador.

Mesmo com um cenário negro pela frente, George W.Bush falou de «uma grande conquista estratégica» e considerou que valeu a pena a intervenção militar no Iraque, ao discursar quarta-feira no Pentágono.



Fotos - SEM COMENTÁRIOS!









Nenhum comentário: