terça-feira, 4 de março de 2008

Loulé: Actuação da Orquestra Juvenil de Guitarras


ORQUESTRA JUVENIL DE GUITARRAS DO ALGARVE ACTUA EM LOULÉ

Vai ter lugar no próximo sábado, 8 de Março, pelas 21:30, no Cine-Teatro Louletano, um concerto da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.

Trata-se de um projecto cultural para jovens, dinamizado pela Associação de Guitarra do Algarve desde 2001. Como objectivo final, este projecto visa a constituição de uma Orquestra Regional, envolvendo os 16 concelhos, representados cada um deles por uma instituição local – pólo dinamizador.

A ideia é levar o ensino da música, em torno da guitarra, para fora dos grandes centros urbanos. Para a Associação, o grande desafio é despertar gostos e atitudes, valorizar a comunidade local, envolver a família, contribuindo desta forma para uma relação de vectores socioculturais, fundamentais como complemento na formação integral da pessoa, sobretudo os jovens a quem é dirigido este projecto.

Participam actualmente nesta actividade cerca de 80 elementos, representantes dos seguintes pólos: Associação Jograis António Aleixo (Estói), Associação Cultural de Boliqueime, Associação Cultural Sambrazense, Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines, Junta de Freguesia de Aljezur, Junta de Freguesia de Barão de S. João e Centro Paroquial de S. José (Ferreiras).

A dinâmica anual da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve assenta sobre quatro pilares programáticos essenciais: formação teórica e instrumental, encontros interassociativos, encontros globais e iniciativas de âmbito cultural ou lúdico.

A Orquestra tem realizado apresentações públicas, não só inseridas no seu plano de actividades, mas também a convite de várias entidades regionais e nacionais.

Nenhum comentário: