quarta-feira, 19 de março de 2008

Faro: PROCISSÃO DO ENTERRO DO SENHOR


SEMANA SANTA EM FARO

PROCISSÃO DO ENTERRO DO SENHOR EM FARO É UMA DAS MAIORES MANIFESTAÇÕES SOCIAIS/CULTURAIS E DE FÉ NO ALGARVE

Realiza-se a 21 de Março, Sexta-feira Santa, a já tradicional Procissão do Senhor Morto, que anualmente junta milhares de pessoas em Faro, constituindo uma das maiores manifestações sociais e de fé do Algarve, sendo uma das mais antigas e participadas tradições da sociedade farense.

Nesta edição, o Município de Faro pediu a todos aqueles que moram nas ruas por onde vai passar a procissão que se associem a este evento colocando, como era tradição, uma manta ou colcha à janela contribuindo desta forma para embelezar ainda mais o percurso e avivar a tradição de Faro e de todos os farenses.

As celebrações da Semana Santa em Faro remontam a 1678. Ressalta pela sumptuosidade a Procissão do Enterro do Senhor, celebrada na noite de Sexta-Feira Santa, para a qual as ruas são ricamente decoradas, evocando a paixão de Cristo.

Esta Procissão é sem dúvida uma das maiores do Algarve e a mais imponente que se realiza em Faro. Representa a morte e enterro de Jesus Cristo e o cortejo que os Romanos Lhe fizeram até ao sepulcro.

Caracteriza esta procissão aquilo a que se chama o seu ecumenismo: toda a gente, seja qual for o seu credo religioso a aceita bem, sendo milhares as pessoas que participam ou assistem.

A procissão sai da Igreja da Misericórdia, pelas 21:00, aberta por um friso de tochas. Segue-se a matraca, cujo som áspero que se ouve ao longe, simboliza as ondas de ódio amontoadas pelos Judeus à volta de Cristo. A certa distância vem o guião ladeado por duas lanternas.

Alguns metros desviada, a iniciar as alas as balandraus com tochas, a cruz com o lençol pendurado. Entre as alas, o tumbinho carregando o Corpo de Cristo, debaixo do palio.

Seguem a procissão, o clero, todo vestido de negro, as entidades oficiais, representantes de várias instituições e alas intermináveis de “promessas”, composta por uma imensidão de homens e mulheres e, no meio, os três andores.

Nenhum comentário: