terça-feira, 18 de março de 2008

Loulé: FESTA DA MÃE SOBERANA



LOULÉ ESPERA MILHARES DE PEREGRINOS E VISITANTES NA FESTA DA MÃE SOBERANA

No próximo 23 de Março, Domingo de Páscoa, e passados 15 dias, a 6 de Abril, Loulé recebe o maior evento religioso a sul de Fátima. É a Festa da Mãe Soberana, em honra de Nossa Senhora da Piedade, profundamente enraizada na comunidade louletana e que é também um dos mais importantes cartazes turísticos da região algarvia.

São milhares os peregrinos esperados nestes dias na cidade para ver a imagem da Padroeira e acompanhar as várias actividades previstas, nomeadamente as eucaristias.

A festa decorre em dois momentos distintos: no Domingo de Páscoa (Festa Pequena) e passados quinze dias (Festa Grande). Assim, no primeiro momento, tem lugar a descida do cerro da imagem da Nossa Senhora em direcção à Igreja de S. Francisco. Durante os quinze dias da sua estadia neste local, as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual.

Quinze dias depois realiza-se aquela que é considerada a Festa Grande, com uma missa campal e a procissão pelas principais artérias da cidade, com os homens-do-andor a carregarem a imagem da Nossa Senhora da Piedade, numa escalada íngreme, em ritmo acelerado, até ao seu altar. É o adeus da Padroeira à sua terra e o regresso à sua pequena Ermida que, a poente, se ergue sobranceira a toda a cidade.

Nesta manifestação de grande culto pela fé existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado, e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular.

Este cenário imenso da religiosidade louletana, de características tão locais como únicas, só pode ser sentido na alma de cada crente, quando vivido. Uma vivência feita de fervor religioso e de testemunho cristão, cuja explicação reside unicamente na essência dogmática da própria fé.

Este quadro indescritível, soberbo e ímpar, só pode encontrar comparação no fausto portentoso das procissões do Norte de Portugal, nomeadamente do Minho.

A par do aspecto religioso, e tendo em conta os muitos visitantes que se encontram na cidade nestes dias, para os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé a Festa da Mãe Soberana é, cada vez mais, um cartaz da cidade e, como tal, deverá ser feita uma forte aposta em termos de turismo religioso como complementaridade às actividades turísticas do Concelho.

Assim, várias são as actividades que terão lugar durante a Festa da Mãe Soberana. Logo no dia 23, pelas 17h00, decorre a procissão entre a Ermida a Igreja de S. Francisco.

Entre 24 de Março e 2 de Abril, diariamente, decorrerão várias eucarísticas em honra da Nossa Senhora da Piedade, com recitação do terço.

Para dia 30 de Março, pelas 11:30, a obra de Mozart volta a ser interpretada numa Missa Solene na Igreja Matriz de Loulé. Desta vez cabe à Orquestra Sinfónica Juvenil e ao Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa, dirigidos pelo Maestro Christopher Bochmann, este momento musical e litúrgico.

Nos dias 3, 4 e 5 de Abril, celebra-se o Dia dos Colaboradores, do Idoso e do Doente, da Família e dos Jovens, com pregação por um distinto orador da Congregação dos Deonianos.

No dia da Festa Grande, a 6 de Abril, os pontos altos vão ser a missa campal junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, pelas 16:00, e a procissão que levará a Nossa Senhora de volta à sua Ermida. Aquela que é a mais importante festa da cidade, a par do Carnaval, culmina com um espectáculo de fogo de artifício.

Nenhum comentário: