segunda-feira, 3 de março de 2008

Loulé: “I CertamEmergência”

I CERTAMEMERGÊNCIA SENSIBILIZOU LOULETANOS

Decorreu no passado sábado, 1 de Março, o “I CertamEmergência”, o maior evento do género realizado no Sul do país. A população compareceu em massa nas actividades realizadas e que tiveram como principal objectivo a sensibilização para as questões da protecção civil.

Durante todo o dia, cerca de duas dezenas de entidades ligadas ao tema marcaram presença nas tendas instaladas na Avenida José da Costa Mealha. Da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, à Guarda Nacional Republicana, passando pelo Instituto de Socorros a Náufragos até ao Instituto Nacional de Emergência Médica ou Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, vários foram os agentes que integraram esta Exposição, divulgando aqui toda a sua actividade, num contacto directo com o público, e através de informação disponibilizada a todos os interessados.

Da parte da tarde, realizaram-se os momentos altos do evento, perante uma numerosa assistência que aproveitou este dia de sol para um passeio pela cidade. Primeiro, foram as demonstrações cinotécnicas da Guarda Nacional Republicana que passaram por testes de obediência, busca, ataque e pista de obstáculos, com os cães da GNR a cumprirem com rigor aquilo que lhes era pedido.

Depois, os intervenientes realizaram um simulacro de um atropelamento, seguido de despiste de viatura, onde foi possível mostrar todos os procedimentos numa situação semelhante a esta. As medidas de socorro prestadas à vítima de atropelamento, e o desencarceramento das vítimas que seguiam dentro do carro acidentado, foram seguidas a par e passo, num ritmo bastante mais lento daquele que se espera numa situação real, de modo a que o público pudesse ter uma noção de como se desencadeia um processo deste género.

Para a organização do evento – os serviços de Protecção Civil da Câmara Municipal de Loulé - o “I CertamEmergência” teve um saldo bastante positivo já que conseguiu transmitir à população algumas noções básicas ligadas à protecção civil, seja em caso de catástrofes naturais, acidentes rodoviários ou incêndios florestais. Nesse sentido, foi um contributo importante para a sensibilização e consciencialização para um tema que está cada vez mais na ordem do dia.

Nenhum comentário: