quinta-feira, 20 de março de 2008

Portugueses partem hoje para o Kosovo


Defesa:
Portugueses partem ao iníco da tarde para o Kosovo

O último grupo de 162 militares portugueses que vai integrar a Força de Reacção Rápida da KFOR no Kosovo parte hoje de manhã a bordo de uma aeronave civil fretada para o efeito, informou o Estado-Maior General das Forças Armadas.

Os primeiros 126 militares portugueses deste contingente partiram no dia 12 tendo participado hoje na cerimónia de rendição do anterior destacamento.

Estes militares constituem o segundo e último grupo da KTM/KFOR (Kosovo Tactical Manouevre) composto por Comando e Secção de Comando, Companhia de Manobra (11ª Companhia de Atiradores Pára-quedistas) e por pessoal do Destacamento de Apoio de Serviços.
A Força Nacional Destacada é comandada pelo tenente-coronel Serra Pedro, do 1º Batalhão de Infantaria Pára-quedista da Brigada de Reacção Rápida.

«Esta missão tem uma particularidade: foi auto-proclamada a independência do Kosovo que criou um clima de incerteza que nos impede de saber qual será o desenrolar da situação naquele território», disse, na partida, o comandante da força portuguesa, tenente-coronel Serra Pedro.

Segundo o comandante da força, «a maior preocupação neste momento é que haja tumultos e necessidade de intervenção» face a essa situação. Portugal ainda não reconheceu oficialmente a declaração unilateral de independência do Kosovo devido à presença deste seu contingente militar no novo país, e para evitar eventuais retaliações da comunidade sérvia local.

Ao fim da tarde de hoje, regressam os 175 militares do 2.º batalhão de Infantaria, comandado pelo tenente-coronel João Magalhães, que terminou a missão de seis meses no teatro de operações do Kosovo.

A presença do novo contingente militar no Kosovo terá uma duração de seis meses, com um total de 290 militares do Exército. Portugal assegura ainda seis militares no Estado-Maior do quartel-general da KFOR.

Nenhum comentário: