segunda-feira, 10 de março de 2008

PORTIMÃO ABRE PORTAS A GRANDES NAVIOS DE CRUZEIRO!


PORTO DE PORTIMÃO ABRE PORTAS A GRANDES NAVIOS DE CRUZEIRO!

A abertura do cais do Porto de Cruzeiros de Portimão, já a partir de Abril, a grandes navios de cruzeiro, sem qualquer condicionante de maré, é a principal novidade que a representação do porto algarvio apresenta, entre hoje e 13 de Março, em Miami (EUA), na Seatrade Cruise Shipping Convention, o maior certame de cruzeiros do mundo que reúne mais de mil expositores oriundos de 118 países.

A empreitada de dragagem, em fase de conclusão, vai permitir restabelecer a cota - 8 metros, quer no canal de acesso, quer nas bacias de manobras (350 metros de diâmetro) e de acostagem, dando todas as condições de segurança à entrada de navios com mais de 210 metros. Na prática, esta obra vai permitir que quase todos os navios que actualmente fazem escala em Portimão possam ficar atracados no cais, em vez de fundeados ao largo, proporcionando maior segurança e conforto aos passageiros.

A obra de reposição das cotas, a cargo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, teve início a 19 de Outubro de 2007 e deverá terminar no final de Março, altura em que terão sido removidos mais de 435 mil metros cúbicos de areias e materiais lodosos. Respeitando um rigoroso programa de monitorização ambiental, os inertes resultantes das dragagens serão depositados ao largo, em dois locais específicos (às 6,1 milhas e às 7,3 milhas), de acordo com o grau de contaminação do material a depositar.

Consciente do seu papel na boa gestão ambiental da área, a administração portuária adjudicou o acompanhamento destes trabalhos ao Instituto Nacional dos Recursos Biológicos por cerca de 47 mil euros. O programa contratado inclui a monitorização da qualidade da água de superfície no local de dragagem e nos locais de imersão dos dragados no mar.

Sendo o Estuário de Portimão um importante testemunho da actividade marítima dos povos que habitaram o Sudoeste da Península Ibérica, a intervenção também acautelou a preservação do seu valioso património arqueológico. Foram realizados trabalhos prévios de prospecção arqueológica no leito do rio, no valor de cerca de 83 mil euros, pela equipa do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, que integra o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) com o objectivo de assegurar que a empreitada de dragagem não colocasse em causa qualquer vestígio arqueológico.

Recorde-se que a representação do Porto de Cruzeiros de Portimão na Seatrade insere-se no âmbito de um protocolo celebrado entre o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e o Município de Portimão, representado, neste caso, pela empresa municipal Expo Arade, tendo em vista o desenvolvimento de acções a nível técnico, logístico e financeiro para a promoção daquele porto e do destino turístico Portimão, a nível nacional e internacional. À semelhança de 2007, o Município de Portimão e a Delegação do Sul do IPTM integram o stand de Portugal, que irá igualmente contar com as participações do Porto de Leixões, Porto de Lisboa e dos Portos dos Açores.

Nenhum comentário: