segunda-feira, 3 de março de 2008

Ciclismo II Volta a Albufeira - Troféu José Martins



Dias 8 e 9 de Março no Concelho de Albufeira

II EDIÇÃO DA VOLTA AO CONCELHO DE ALBUFEIRA -TROFÉU JOSÉ MARTINS

A II Edição da volta ao Concelho de Albufeira – Troféu José Martins vai estar na estrada nos dias 8 e 9 de Março.

José Martins, nasceu no Carrasqueiro, freguesia de Paderne em 1916. Um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos, é também o mais prestigiado entre todos os algarvios pelas inúmeras vitórias alcançadas.

Em conferência de imprensa o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Jorge Silva, afirmou que “esta é uma modalidade que devemos apoiar, pela espectacularidade que proporciona e porque pretende também honrar o ilustre José Martins”.

.

Manuel Martins, irmão de José Martins, esteve presente na conferência de imprensa e agradeceu, a iniciativa da CM de Albufeira, reiterando que o seu irmão de 92 anos, se encontra bem de saúde e ficou muito sensibilizado com o facto de Albufeira não se ter esquecido dele.

Por seu turno, o presidente da direcção da Caixa Agrícola de Albufeira, João Saúde, patrocinador deste evento, afirmou que “enquanto for possível para a Caixa Agrícola iremos patrocinar este evento”.

O padernense José Martins, emigrou muito jovem para França, onde começou a praticar ciclismo, evidenciando-se com vitórias em diversas provas amadoras. Aos 18 anos passou a profissional, categoria que na altura não existia em Portugal.

Na Volta a Portugal, José Martins para além das duas vitórias, obteve um 2º lugar, dois 4.ºs e um 7.º lugar com uma longa paragem de quatro anos, certamente os de melhor capacidade física, por motivos da 2ª Grande Guerra.

O ano passado este Troféu juntou centenas de atletas, dos quais se viriam a destacar, no prémio individual Bruno Alves, prémio de montanha Pedro Cardoso, metas volantes César Quitério, prémio por pontos Bruno Neves e a equipa vencedora foi a Barbot-Halcon.

Este ano o Troféu José Martins, conforme declarações do presidente Adjunto da Associação de Ciclismo do Algarve, Bernardino Caliço, vai contar com a participação de 120 ciclistas, distribuídos por 14 equipas.

A CM de Albufeira, realiza a II Edição deste Troféu José Martins em homenagem ao melhor ciclista algarvio, sem dúvida um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos.

Nenhum comentário: