terça-feira, 25 de março de 2008

Gasolina: Somos sempre "chumbados"...



Preços sem impostos sobem face à média europeia...

Os preços dos combustíveis sem impostos estão a subir em Portugal face à média europeia.

No mes de Dezembro a gasolina sem chumbo 95 octanas situava-se em quinto lugar no ranking dos valores mais altos e o gasóleo registava o terceiro preço mais elevado, refere um estudo da Autoridade da Concorrência.

Portugal registou em Dezembro «uma degradação da sua posição relativa no ranking dos preços mais baixos antes de impostos na UE a 15», segundo a «newsletter» de Acompanhamento dos Mercados de Combustíveis, referente ao quarto trimestre de 2007.
Nesse mês, Portugal tinha o quinto preço mais alto para a gasolina sem chumbo 95 octanas e o terceiro preço mais elevado para o gasóleo face à média europeia.
Já nos preços de venda ao público, com impostos, Portugal tinha o quarto preço mais elevado da gasolina na União Europeia a 15 e o quinto mais elevado no gasóleo.
Na gasolina sem chumbo 95, o preço estava 2,3 por cento acima da média da UE a 15 e no gasóleo estava 1,6 por cento abaixo da média europeia. A Autoridade da Concorrência refere que em 2007 o preço da gasolina sem chumbo 95 foi «sistematicamente superior em Portugal, face à média da UE».
Durante o ano, e face a 2006, os preços subiram em Portugal 3,2 por cento no caso da gasolina e 3,3 por cento no gasóleo. No geral, o consumo de combustíveis rodoviários subiu 0,2 por cento entre um ano e o outro, mas verifica-se que esse valor é conseguido através do aumento de 2,2 por cento do consumo do gasóleo, porque o consumo da gasolina caiu 5,3 por cento. Os preços da gasolina sem chumbo 95 continuam a ser mais baixos entre 2 a 4 por cento nos postos dos hipermercados face aos praticados nas auto-estradas.
No caso do gasóleo, são mais baixos entre 3 e 5 por cento do que nas auto-estradas. O gás propano engarrafado registou um aumento de 9,9 por cento durante o ano passado e o propano teve uma subida de 15,3 por cento.

Nenhum comentário: