sexta-feira, 14 de março de 2008

Olhão: EXPOMAR’08 – 5ª Feira do Mar e das Actividades Náuticas



Olhão:

EXPOMAR ESPERA "50 MIL VISITANTES”

Numa iniciativa do Municípo de Olhão e com a organização da ALENTEXPO e da FESNIMA,E.M., realiza-se de 19 a 23 de Março, no Jardim Pescador Olhanense em Olhão, a EXPOMAR’08 – 5ª Feira do Mar e das Actividades Náuticas, que, decorrerá simultâneamente com a Vila de Ameijoas – Mostra Gastronómica da Ria Formosa.

A «Vila de Amêijoas», costume único desta terra de pescadores, é outro factor de atracção da EXPOMAR.


Com uma aposta na divulgação, «três vezes superior a 2007», o presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal, espera conseguir ultrapassar os 50 mil visitantes, mais cinco mil que na edição do ano passado, tanto mais que, apesar dos 150 mil euros que a organização prevê gastar no evento, as entradas são totalmente gratuitas.


A Fesnima - empresa municipal de Olhão - e a Alentexpo, organizadoras do certame, lançaram uma forte campanha publicitária na vizinha província espanhola – Andaluzia -, para atrair visitantes do sul de Espanha, envolvendo spts publicitários num canal de TV, num jornal local de Huelva, a que se junta a colocação de 43 outdoors no Algarve.


A data da realização “Expomar coincide com a Semana Santa em Espanha, outro atractivo para captar a visita de muitos andaluzes”, salientou o edil olhanense.


Assim, em plena Páscoa, a Cidade de Olhão oferece um novo olhar sobre o mar e as actividades que a rodeiam. A EXPOMAR é um certame de prestígio que abrange áreas como a pesca, náutica de recreio, equipamentos e pesquisas científicas.


”Em apenas 5 anos, a EXPOMAR tornou-se um certame de referência nacional no que diz respeito a eventos ligados ao mar e às actividades que nele se desenvolvem. O prestígio alcançado por esta feira está directamente relacionado com a qualidade dos expositores, a variedade das vertentes abrangidas e pela quantidade de equipamentos e embarcações expostos”, sublinhou Francisco Leal.


Pesca, náutica de recreio, biologia marinha, desporto, campismo e caravanismo estão entre as diversas áreas à disposição dos visitantes. A Expomar deste ano tem outra novidade. Vão estar em exposição casas de madeira transportáveis, estruturas amovíveis que podem ser instaladas em qualquer parque do campismo, com rodas para facilitar o seu transporte.


Mas esta edição da feira “Feira do Mar” de Olhão reserva outra surpresa. O barco de F1 de Motonáutica, do piloto Duarte Benavente, vai estar em exposição no certame. No dia 23 o campeão português participará numa sessão de autógrafos a partir das 15 horas.

Na edição deste ano a Expomar aumentou a área dedicada às instituições e entidades presentes. Este ano, será dado destaque ao trabalho desenvolvido no Instituto Nacional de Investigação das Pescas e do Mar, cuja sede é em Olhão, e na Universidade do Algarve.
Segundo Francisco Leal, a grande novidade na área dos seminários será a promoção de uma sessão dedicada à náutica de recreio, destacando-se a presença no certame de um representante da Comissão de Pescas da União Europeia, “oportunidade única” para discutir as problemáticas ligadas a este sector “numa perspectiva local, mas também europeia”, concluiu o autarca.

Nenhum comentário: