sábado, 8 de março de 2008

REC - Grande vencedor do Fantas...


Os zombies de REC venceram o Fantasporto!

Os espanhóis convenceram no Fantas.
Foi REC, de Jaume Balagueró e Paco Plaza, o grande vencedor da 28ª edição. El Orfanato e La Habitacion de Fermat também levaram prémios.
Pelo meio, um português: Bruno de Almeida.
Os prémios da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto são entregues logo à noite mas os vencedores foram já anunciados.

O fundador e director do festival, Mário Dorminsky, já tinha deixado pistas sobre os prováveis vencedores dizendo que decerto haveria «um certo filme espanhol» com direito a homenagem. As apostas confirmaram-se. REC já tinha deixado, na altura da sua exibição, uma plateia em extase e acabou mesmo por triunfar na categoria de cinema fantástico.

Bruno de Almeida, o português com casa em Nova Iorque, recebeu o prémio especial do Júri para o seu The Lovebirds e a 18ª Semana dos Realizadores foi ganha por Opium Diary of a Madwoman de Janos Szasz. A este filme húngaro foi também atribuído pela primeira vez o Prémio Manoel de Oliveira o prémio de melhor actriz, pela interpretação de Kirsti Stubo.

Na lista de vencedores há mais espanhóis. El Orfanato convenceu o júri pela realização e pelo desempenho de Belen Rueda, também premiada. A fita, que será estreada brevemente nas salas portuguesas, é o maior sucesso de bilheteira em Espanha neste momento.La Habitacion de Fermat arrecadou os prémios de Melhor Argumento e Prémio Méliès de Prata do Fantasporto 2008.

A um dia do encerramento, só pelas salas do Rivoli, já tinham passado mais de 30 mil espectadores. Prevê-se que até amanhã, o número de espectadores que passaram por todo o festival se fixe em mais de 50 mil. O Fantas ainda é o maior festival de cinema em Portugal.

O grande vencedor

REC é espanhol e leva-nos até um quartel de bombeiros que, por uma noite, recebe a visita de uma equipa de reportagem. O programada era ter uma jovem jornalista e o seu repórter de imagem a captar tudo o que um bombeiro faz numa noite. Mas esta não era uma noite noite vulgar.

Filmado pela câmara do operador de imagem, REC é uma viagem alucinante por um prédio que tem muito mais do que uma idosa a precisar de ser salva. Os habitantes foram atacados por um vírus que os transforma em zombies e que os deixa com uma vontade incessante de morder os outros. A ajudar à festa, a polícia coloca o prédio em quarentena com os moradores, a equipa de reportagem e os bombeiros lá dentro.


É um Cloverfield sem monstro, efeitos especiais ou uma grande cidade. Muito mais claustrofóbico, REC coloca o espectador dentro do edifício à espera que um dos infectados surja para o morder. Foi também o filme que teve o mérito de provocar ondas de susto no Fantasporto e alguns gritos que muitos dos presentes não conseguiram conter. Em Hollywood já se prepara uma versão em inglês.

Nenhum comentário: