quarta-feira, 6 de agosto de 2008

UAlg acolhe Bioblitz Portugal 2008!


No Campus de Gambelas, a 17 e 18 de Outubro

UAlg acolhe Bioblitz Portugal 2008

O Bioblitz, conceito criado nos EUA em 1996, consiste na inventariação de todos os organismos vivos numa zona verde urbana ao longo de 24 horas consecutivas, sendo o objectivo caracterizar a biodiversidade existente nesse espaço. O Campus de Gambelas da UAlg, em Faro, é o primeiro local no País a receber um evento deste tipo.

A organização deste evento é da responsabilidade da SCIAENA e da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) da UAlg, em parceria com o Centro Ciência Viva de Tavira (CCVT) e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A SCIAENA – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação actua em diversas vertentes na área da investigação e divulgação científica, com o objectivo principal de estabelecer e promover a comunicação entre a ciência e a comunidade.

“Ao organizarmos esta actividade, estabelecendo uma parceria entre uma associação não governamental e o meio académico, pretendemos promover o encontro entre cientistas e comunidade, numa lógica de fomento da cultura científica e divulgação do conceito de biodiversidade”, sublinha Marina Mendes, a responsável da SCIAENA.

Os mesmos princípios são partilhados pelos restantes parceiros da organização. “A FCMA acolheu desde o início a proposta da realização do Bioblitz, pois acredita que a ciência desenvolvida nos laboratórios, deve sair para fora dos mesmos e sensibilizar o maior número de pessoas”, defende Rui Cabral e Silva, do Conselho Directivo da FCMA

24 horas a descobrir a biodiversidade

O Bioblitz terá início com uma sessão de abertura oficial às 14h00 do dia 17 de Outubro, e às 15h00 começam os trabalhos de inventariação, terminando às 15h00 do dia seguinte (18 de Outubro). Cada grupo de identificação será constituído por um especialista e participantes previamente inscritos e trabalhará num período de amostragem/recolha in-situ e num período de identificação no laboratório ao ar livre.

São esperados cerca de 10 cientistas especializados em grupos diferentes de seres vivos. “Para além dos especialistas da UALG, temos já confirmada a participação de investigadores de diversos centros de investigação de topo em Portugal, nomeadamente do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, do Centro de Conservação de Borboletas [TAGIS] e do Centro de Ecologia e Biologia Vegetal, ambos da Universidade de Lisboa, e da Universidade do Algarve”, refere Laura Leite, do Centro Ciência Viva de Tavira.

Programa recheado de actividades para todos os gostos

O evento decorre em torno dos trabalhos de inventariação, mas outras actividades gratuitas constam do programa do Bioblitz Portugal 2008. Serão realizadas palestras, exposições e oficinas abertas ao público em geral, sendo que nestas 24 horas decorrerá também a extensão do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente Cine’Eco e realizar-se-á uma maratona de fotografia digital, o FOTOBLITZ, com a participação dos Jovens Repórteres do Ambiente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O Bioblitz Portugal 2008 está aberto à comunidade geral, cuja participação é incentivada pela organização. “Estamos receptivos a todo o tipo de participantes, desde entendidos no assunto, curiosos, estudantes e professores, miúdos e graúdos. Todos estão convidados a participar neste evento gratuito que não é mais do que a grande festa da biodiversidade”, explica Laura Leite.

Os patrocínios estão em fase crescente de adesão, estando confirmados a National Geographic Portugal, Câmara Municipal de Faro, Associação Nacional dos Funcionários das Universidades Portuguesas, Delta Cafés, Papelaria e Livraria Sagres, Restaurante-bar Sui Generis, além do suporte logístico da Faculdade de Engenharia dos Recursos Naturais (FERN) e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (CCMAR), ambos da UAlg.

Consulte o blog gobiusworld.com/myblog/bioblitzportugal para mais informações e actualização do programa do Bioblitz Portugal 2008.

Nenhum comentário: