sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Festividades em Honra de Nossa Senhora da Orada


Festividades em Honra de Nossa Senhora da Orada de 9 a 15 de Agosto

ANA MOURA NAS FESTIVIDADES DA NOSSA SENHORA DA ORADA

A Câmara Municipal, em parceria com a Igreja Paroquial de Albufeira, vai levar a efeito a celebração da tradicional Festa da Nossa Senhora da Orada, de 09 a 15 de Agosto.

As festividades em honra de Nossa Senhora da Orada, com a sua tradicional procissão pelo mar, constituem um dos momentos mais marcantes do Verão. Serão 6 dias de um programa religioso, de acolhimento e celebração da Padroeira da Cidade de Albufeira, com destaque especial para o dia 9, Sábado, em que terá lugar a Procissão das Velas em honra de Nossa Senhora da Orada. No dia 14, Quinta - feira, teremos o tão esperado Cortejo pelo Mar, durante o qual é feita a Bênção do Mar.

Com o cair da noite, o fado vai fazer-se ouvir através de uma das melhores vozes da actualidade, Ana Moura, que actuará no recinto da Ermida da Orada. Após o espectáculo da fadista Ana Moura, seguir-se-á uma Sessão de Fogo de Artificio no Porto de Abrigo da Baleeira.

As festividades religiosas encerram dia 15, Sexta-feira, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora.

O Santuário de Nossa Senhora da Orada foi edificado mesmo à beira-mar. Típica ermida rural, foi construída num vale antigamente deserto, objecto da devoção dos pescadores. Conserva ainda "ex-votos" ilustrando milagres. No adro, existem dois túmulos de vítimas das lutas constitucionais (séc. XIX).

Este Santuário foi construído em linha recta com o da Virgem Santíssima em Melgaço, ou seja, nos dois extremos que marcam o maior comprimento de Portugal. De tal forma estas devoções parecem andar unidas, que os Clamores de Melgaço, em Quinta-feira de Ascenção, correspondiam outrora às Rogações em Albufeira. Quando por tribulações públicas, em procissões de penitência, em Melgaço, era conduzida a Senhora da Orada e dizia-se. “ Senhora da Orada, ouvi a nossa oração”, aqui em Albufeira, de igual modo, como que respondiam: “E o nosso clamor chegue até vós Senhora”.

Nenhum comentário: