domingo, 10 de agosto de 2008

Rota da Cortiça...


Rota da Cortiça

Mais do que um Percurso, uma História

Sabia que na Serra do Caldeirão é extraída a melhor cortiça do mundo? Que Portugal é o principal exportador mundial e que, para além de fornecer rolhas aos melhores vinhos e champanhes e de ter uma crescente presença na moda, a cortiça é utilizada nas naves espaciais da NASA?

Em torno desta matéria-prima de características únicas, a Rota da Cortiça é um produto turístico inovador que orienta os visitantes para a descoberta de toda a fileira da cortiça, desde os sobreirais da serra algarvia até às fábricas onde a tradição dos saberes ancestrais e a inovação da alta tecnologia se juntam para transformar a cortiça.

Como o próprio nome indica, “Rota da Cortiça” implica genericamente, um percurso que se desenrola em torno deste tema. Ou seja, os visitantes têm a oportunidade de, partindo do centro de São Brás de Alportel, conhecer os principais núcleos da cadeia de produção desta nobre matéria-prima: o sobreiral, a fábrica tradicional preparadora e a fábrica moderna de transformação. Em cada um destes locais funciona um pólo de interpretação com painéis informativos e sistemas audiovisuais.

A cortiça será o tema central do percurso, mas também é dada atenção aos outros elementos identitários da região, como a história, a gastronomia, o artesanato e a natureza. Por isso, outros locais de visita obrigatória são o Museu do Trajo (situado na vila) e um terreno agrícola com árvores de sequeiro e hortas de regadio (situado em pleno barrocal), também estes pólos de interpretação.

A cortiça é o fio condutor desta viagem marcada por seis temas fortes – Património, Natureza, Vida Rural, Tradição, Inovação e Conhecimento – tantos quantos os pólos que estruturam os itinerários a percorrer.

A Rota dispõe de cinco itinerários diferentes, adequados à idade e ao gosto de cada um dos visitantes. Os mais novos aventuram-se em actividades desportivas radicais. Os mais crescidos vão gostar de ver os inúmeros objectos em que a casca do sobreiro pode ser transformada. Para os seniores, sugerimos a calma do sobreiral e a beleza das aldeias típicas da serra e do barrocal.

Além dos itinerários propostos, a Rota organiza visitas à medida dos interesses e preferências dos grupos.

Há toda uma vida que se constrói à volta da cortiça. Um mundo repleto de histórias, de pessoas, lugares e modos de vida. A Rota não é apenas um percurso para visitar, é uma história, para escrever e para contar!

Dê uma espreitadela à Rota da Cortiça em www.rotadacortica.pt

Para informações detalhadas sobre a Rota da Cortiça e os seus percursos, contacte-nos pelo tel. 289 840 018 / 289 840 005 / 96 007 08 06, através de e-mail: info@rotadacortica.pt ou visite-nos na Rua Gago Coutinho, nº18, 8150 – São Brás de Alportel.


Nenhum comentário: