segunda-feira, 11 de agosto de 2008


OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO DE LOULÉ

Tendo por objectivo a preservação e valorização do rico património histórico da cidade, a Câmara Municipal de Loulé prossegue as obras de requalificação no Centro Histórico de Loulé, um dos seus grandes cartazes turísticos

Assim, foi lançado recentemente o concurso referente à terceira fase de recuperação das torres e muralhas do Castelo de Loulé, junto à Praça D. Afonso III. Esta empreitada surge no seguimento de outras intervenções neste ex-líbris de Loulé, nomeadamente a iluminação e ajardinamento de toda a zona envolvente.

Este é um investimento de mais de 100 mil euros, prevendo-se que o prazo de execução ronde os 30 dias.

Entretanto, está em fase de conclusão uma das mais importantes obras de recuperação do património histórico do Concelho de Loulé. Trata-se do restauro da Capela da Nossa Senhora da Conceição, também na Zona Histórica de Loulé. Os trabalhos, orçados em 500 mil euros, passaram pela recuperação dos azulejos, pinturas do tecto e de toda a arte sacra.

Recorde-se que, em 2006, a Capela Nossa Senhora da Conceição foi contemplada com o Prémio Igreja Segura-Igreja Aberta. Fundada em 1656, este edifício eclesiástico constitui uma peça notável do património louletano, possuindo um importante acervo de património integrado, de incidência essencialmente barroca, representativo das artes dos séculos XVII e XVIII segundo a sua expressão regional, daí que em Janeiro de 1946 tenha recebido a classificação de “Imóvel de Interesse Público”. Esta é uma das igrejas mais visitadas do Concelho.

Nenhum comentário: