quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Quarteira: II Festival Surfóreggae


II Festival Surfóreggae

SURF E REGGAE ANIMAM QUARTEIRA

A 22 de Agosto, a cidade de Quarteira recebe a segunda edição do Festival Surfóreggae. A Praia e o Calçadão Nascente vão ser palco de várias actividades ligadas ao surf e de muita música reggae.

Ao longo de toda a tarde, decorrem aulas de surf gratuitas para quem quiser iniciar-se na prática desta modalidade. Os espectáculos de animação de rua e as várias actividades como o air bungee, a prancha mecânica, o touro mecânico, os matraquilhos e a box machine vão animar a festa. Haverá também o sorteio de uma prancha de surf.

Em termos musicais, os sons da Jamaica – terra natal do reggae – são o principal ingrediente deste Festival que vai ter este ano um cartaz recheado de grandes nomes do panorama nacional nesta área.

As portas abrem às 20h30 e a primeira banda a subir ao palco é The Most Wanted. O grupo, que surgiu em 2004, é uma força revolucionária em ascensão, decidida a celebrar a Paz, a Liberdade e o Amor através da música. É sobre as bases musicais e espirituais do reggae, afro-beat, dub e world music que criam o seu próprio estilo. É também através da música que procuram contribuir para uma mentalidade mais consciente, mais sensível e mais humana difundindo mensagens positivas de energia, de amor e de alerta para problemas actuais. Em palco, o ambiente festivo faz de cada espectáculo uma cerimónia contagiante a que ninguém fica indiferente.

Segue-se a actuação do Prince Wadada, muitas vezes citado como o “Príncipe Rei” do reggae dance-hall cantado em português. Este é um nome que se confunde com a cultura dos soundsystems portugueses, sendo um ícone importante na recente e forte afirmação do reggae no nosso país. Exímio vocalista raggamuffim, ex-membro do projecto “Linha da Frente”, partilhou o palco com músicos como Gentleman & Far East Band, Melo D e Charly Skank Band, acrescentando à sua carreira um vasto leque de participações em trabalhos de Kussondulola, Bad Spirit, Cool Train Crew, Eduardo Paim, Germaican Soundsystem, entre outros. A sua vibração é profunda, mas não tão profunda como a alma que se desprende da voz rouca de Prince Wadada que tem agarrada ao seu timbre a cor própria de Angola.

O terceiro concerto deste Festival traz a Quarteira uma banda de destaque no panorama nacional - os Cool Hipnoise - que conta com uma história de mais de 10 anos. Num cruzamento de sons e culturas na sua fusão única de ritmos que nascem da imensa árvore da música negra, os Cool Hipnoise prometem pôr todos a dançar. Recorde-se que a banda iniciou-se em 1995 formada por Tiago Santos (guitarra), João Gomes (teclados), Paulo Muiños (saxofones), Nuno Reis (trompete), Francisco Rebelo (baixo) e Melo D (voz). Melo D abandona a banda em 2000. Ao longo da sua carreira os Cool Hipnoise já tiveram diversas colaborações como Simone de Oliveira, Fernanda Abreu, Last Poets, Marga Manguambe, Orlando Santos, Sónia Tavares, Sam The Kid, Virgul (Da Weasel) e Regula.

Para finalizar o cartaz, os Riddim Culture Sound System trazem a Quarteira as boas vibrações do reggae, dub e ska.

Mas a animação musical prolonga-se pela noite dentro com a escolha musical do DJ Daniel D.

Este evento é uma organização da Câmara de Loulé, em parceria com a Associação Dinamika e Junta de Freguesia de Quarteira.

Os bilhetes têm um custo de 7 euros (pré-venda) e 10 euros (no próprio dia) e vão estar à venda nos locais das aulas de fitness do Quarteira Activa, Junta de Freguesia de Quarteira, Sun Planet (Marina de Vilamoura, Fórum Algarve e Portimão) e na Loja Yucca, em Loulé.

Nenhum comentário: