quinta-feira, 28 de agosto de 2008



Criminalidade em Portugal aumenta 10 por cento

A criminalidade em Portugal aumentou 10 por cento no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O número foi avançado à TSF pelo responsável do Gabinete Coordenador de Segurança.
Apesar dos números, Leonel de Carvalho, o responsável do Gabinete de Segurança, considera que a situação não corresponde ao alarme que tem sido dado ao assunto.
«Posso garantir que esse aumento não vai além dos 10 por cento e também em relação à criminalidade violenta e grave o que se espera é que seja 10 por cento, sendo preocupante, não tem a dimensão que os órgãos de comunicação têm tentado transmitir à opinião pública», afirma.
O secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança não se sente atingido pelas palavras do chefe de Estado, Cavaco Silva, que na quarta-feira mostrou preocupação com a mais recente onda de violência. Leonel Carvalho concorda que é preciso adaptar a estratégia de segurança à actual onda de violência.
«De maneira nenhuma me posso sentir em causa, até porque não tenho a categoria para que possa ser posto em causa por palavras do senhor presidente da República, que têm uma dimensão muito maior do que as funções que tenho e responsabilidades que tenho dentro da área da segurança interna», disse.
Leonel Carvalho explicou o âmbito das suas funções, adiantando que tem como principal responsabilidade «coordenar acções de planeamento», mas não tem «qualquer interferência na acção operacional dessas forças».
Na terça-feira o responsável do Gabinete Coordenador de Segurança adiantou que a grande atenção mediática que é dada por exemplo aos assaltos à mão armada pode provocar comportamentos de imitação por parte de criminosos ou potenciais criminosos.

Nenhum comentário: