sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Albufeira: OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA NOCTURNA

OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA NOCTURNA NA PRAIA DOS PESCADORES

No próximo dia 18 de Agosto, vai-se realizar na Praia dos Pescadores uma acção de Observação Astronómica Nocturna, das 22h00 até às 24h00.

Pensa-se que o Sistema Solar foi formado a partir da Nebulosa Solar, uma nuvem de gás e pó em colapso que deu origem ao Sol. À medida que sofria o colapso gravitacional, a Nebulosa Solar tomou a forma de um disco, com o protosol situado no centro. À medida que este aquecia, as substâncias voláteis foram afastadas do centro pelas regiões centrais da nebulosa - daí a formação de planetas rochosos mais pertos do Sol e dos gigantes gasosos mais afastados. Durante muitos anos, o nosso Sistema Solar foi o único sistema planetário conhecido, e por isso as teorias tinham apenas de explicar um sistema para serem plausíveis. A descoberta, em anos recentes, de muitos outros sistemas planetários deu-nos uma visão completamente diferente, e as teorias da formação de sistemas planetários tiveram de ser revistas em acordo. Em particular, muitos sistemas externos contêm um Júpiter quente - um planeta comparável a ou maior que Júpiter, orbitando muito perto da estrela, talvez num espaço de dias. Foi proposto que embora os gigantes gasosos nestes sistemas se formaram no mesmo local que os gigantes gasosos do nosso Sistema Solar, deverá ter ocorrido alguma espécie de migração que fez o planeta gigante espiralar para mais perto da estrela. Quaisquer planetas terrestres que poderiam ter existido previamente devem ter sido destruídos ou ejectados do sistema.

Uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira.

Nenhum comentário: